UB confirma apoio a João e Mendonça abre dissidência Decisão veio da direção nacional da sigla, após divergências entre Mendonça Filho e os Coelhos, que estão na gestão do socialista com a pasta de Turismo

Guilherme Anjos

Publicação: 30/05/2024 03:00

O deputado federal Mendonça Filho (UB) informou seu afastamento da presidência do União Brasil no Recife e declarou apoio a Daniel Coelho (PSD) à Prefeitura da capital poucas horas antes da sigla oficializar aliança com o prefeito João Campos (PSB) na disputa pela sua reeleição em outubro. O alinhamento foi definido em reunião com a direção nacional da legenda, em Brasília, ontem.

A mobilização era almejada pelo grupo político encabeçado pela família Coelho, que compõe a gestão do socialista na Secretaria de Turismo e Lazer com Antônio Coelho (UB), mas encontrava resistência interna de Mendonça e seus aliados. Como o Recife possui mais de 200 mil eleitores, a diretoria nacional dos partidos pôde interferir na decisão do diretório municipal.

Em troca do apoio ao gestor em sua campanha de reeleição, o PSB garante votos ao deputado federal Elmar Nascimento na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados em 2025. A estratégia não agradou Mendonça, alinhado com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e pouco entusiasmado com a ideia de se aliar às siglas mais à esquerda.

“Sempre tive um lado. Todos sabem que sou aliado da governadora Raquel Lyra e das minhas divergências históricas com o campo da esquerda. Discordo da decisão da executiva nacional e, por isso, passo a ser dissidente do partido no processo eleitoral do Recife”, disse Mendonça.

Com o ex-ministro da Educação fora do caminho, João Campos e o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, selaram acordo. “Estou muito feliz de contar com o apoio do União Brasil, através da sua direção nacional. É um reforço extremamente importante para a caminhada que estamos trilhando com muita dedicação e compromisso com os recifenses. Quero agradecer a confiança do presidente nacional Antônio Rueda, do deputado federal Elmar Nascimento, do ex-prefeito Miguel Coelho e do deputado Fernando Filho, que foram primordiais para a construção desse alinhamento”, disse João.

Rueda também celebrou a convergência entre as siglas à nível nacional. “Esse é um momento histórico, de uma parceria que vai refletir em avanços para o Recife e que nos permite fortalecer o projeto liderado por Elmar na Câmara dos Deputados”, frisou.

O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), à frente das discussões sobre uma possível aliança com João Campos, também comentou o acordo costurado pelas siglas, ressaltando a participação de seu grupo político na articulação. “O nosso alinhamento é fruto de um processo que aponta para um novo caminho no nosso estado. Desde o início do ano, externamos o nosso entendimento de que João representa o melhor para o Recife e que nossa parceria possibilitará a Pernambuco uma alternativa que prioriza, sempre, a população”, pontuou Miguel.

Também participaram da reunião o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia; o deputado federal Felipe Carreras (PSB) e o deputado federal Pedro Campos (PSB).