DIARIO POLíTICO » Tem que ser do ramo

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/06/2024 03:00

Num curto espaço de quatro dias, dois prefeitos de cidades importantes do interior pernambucano anunciaram que não tentarão a reeleição neste ano. O primeiro foi Fábio Aragão (PSD), de Santa Cruz do Capibaribe. Alegou que ouviu orientações de Deus, e por ser adventista disse que teria de sugui-las. Aragão tem uma gestão aprovada e, apesar de ter concorrentes de peso, era considerado favorito na disputa. Ontem, foi a vez de Wellington Maciel (UB), de Arcoverde, comunicar que desistiu da disputa eleitoral. Mas ao contrário de Fábio Aragão, a situação do arcoverdense é justamente o contrário. Wellington tem uma gestão reprovada e dificilmente renovaria o mandato. Mas em comum entre os dois prefeitos é que não são do ramo da política. Ambos atuam na área empresarial há muito tempo, estavam acostumados a tomar decisões com respostas mais imediatas, gastar o que realmente é possível e lidar com pessoas conforme a importância dos negócios. Na politica, se depararam com uma vida que não estavam acostumados e, pelo visto, não se adaptaram. O próprio Wellington Maciel foi claro ao reconhecer que a política é “tortuosa e desleal” e que não se sujeitaria a negociar os seus princípios. Agora, os eleitores de Santa Cruz do Capibaribe têm como opções para a Prefeitura o vice-prefeito Helinho Aragão, a ex-deputada Alessandra Vieira (PL) e Alan Clemente (Novo). Em Arcoverde, a disputa promete ser acirrada entre os ex-prefeitos Madalena Brito (PSB) e Zeca Cavalcante (Podemos).
 
Sem chance de 80%
Muito se fala que a aprovação do presidente Lula não deslancha e continua próxima dos 50%. Para o ministro André de Paula, ninguém espere que voltará a ser de 80%, como foi no passado. Diz que em todo município tem quem vota na esquerda por admirar Lula ou ser contra Jair Bolsonaro (PL). E na direita, tem os seguidores do ex-presidente e contrários ao petista.
 
Trocas são naturais
André de Paula avalia que mudança de ministros é algo natural. Segundo ele, o presidente Lula avalia quais peças que dão certo e outras que precisam ser trocadas. O ministro observa que a relação com o Congresso mudou e tornou-se independente com Bolsonaro.
 
Quinto Constitucional
Do dia 4 de julho a 1º de agosto, estarão abertas as inscrições para os advogados interessados na vaga do Quinto Constitucional no TJPE. Uma lista com nomes de três mulheres e três homens e com cota racial será formada pela OAB-PE.
 
São João e campanha
O São João de Caruaru está sendo um sucesso e deve bater recorde de números neste ano. Bom para o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que já enfrenta uma campanha logo após a festa. São esperados cerca de 4 milhões de turistas e uma movimentação econômica de mais de R$ 670 milhões.