ESPLANADA » Só circuito NY-Paris...

por Leandro Mazzini, com equipes DF, SP e RJ
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/07/2024 03:00

O Governo da Ucrânia tem feito verdadeira ofensiva para que a missão parlamentar do Congresso do Brasil viaje para a capital Kiev em meio à guerra com a Rússia –presidentes e congressistas já fizeram isso sem qualquer risco. Lucas Redecker (PSD-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, esteve duas vezes com o embaixador e recebeu a vice-ministra das Relações Exteriores; O deputado General Girão (PL-RN) outras duas vezes com padres e pais de ucranianos mortos;  É de Alfredo Gaspar (União-AL) o requerimento para levar os deputados ao país, com vários convites formulados para diferentes deputados, inclusive para o presidente Arthur Lira. Mas a turma só quer saber de compromissos no circuito Nova York-Londres-Paris. Eles teriam de encarar um voo até a Polônia e depois 753 km de Cracóvia até Kiev, uma viagem de 18 horas, com várias paradas para checagens policiais.

Coringa de Kassab
O presidente Lula da Silva foi informado pelos seus operadores políticos de que Guilherme Campos (PSD), braço-direito de Gilberto Kassab, é o indicado para substituir o atabalhoado Neri Geller na Secretaria de Políticas Agrícolas do MAPA. Mas há quem aponte telhado de vidro do coringa de Kassab.

Os americanos
A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, está com dias contados. Alguns padrinhos como o fundo americano BlackRock e a primeira-dama Janja a seguram. Até os sindicatos que a avalizaram têm mostrado insatisfações. Eles reclamam da falta de atenção. A tentativa de seu aumento de salário para R$ 150 mil pegou mal.

Queiroz x polarização
As pré-campanhas no Rio de Janeiro já estão nas ruas. Enquanto o clã Bolsonaro trabalha pelo delegado Ramagem (PL) atrás de um vice, o prefeito Eduardo Paes (PSD) lança mão do amigo deputado Pedro Paulo para potencial vice. Balão de ensaio, ele quer o PT. E o nome do Progressistas, o deputado Marcelo Queiroz, vai fugir da polarização.

Prodígios da internet
Uma onda “internética” toma conta do mundo político. Com ascensão de garotos “influencers”. No Brasil, Nikolas Ferreira (PL), 28 anos, foi o deputado federal mais votado do País. Com apenas 23 anos, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) é o preferido, hoje, para prefeito de Manaus. E Jordan Bardallo, 28, pode se tornar primeiro-ministro da França.    

Adeus, verde...
Causa estranheza em Brasília o silêncio ensurdecedor do Ministério Público do DF e Territórios sobre a desconfiguração do Plano original da capital envolta no eufemismo chamado de Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. O GDF e a Câmara Legislativa ainda entregaram para a Terracap (estatal que vende áreas públicas) todos os terrenos verdes das entrequadras nas Asas Sul e Norte.

Esplanadeira
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial completa 80 anos, e celebra a data em SP. ACREFI recebe representantes internacionais para discutir cenários de crédito e bureaus de crédito.