Mirella lidera, mas cenário está indefinido Segundo pesquisa da Datamétrica sobre a eleição para a Prefeitura de Olinda, todos os quatro primeiros colocados têm chances de 2º turno

Publicação: 20/09/2024 03:00

Candidata à Prefeitura de Olinda pela chapa apoiada pelo prefeito Professor Lupércio (PSD), Mirella Almeida (PSD) lidera as intenções de voto na cidade, com 23,9%. O levantamento foi feito pelo Datamétrica Pesquisa e Consultoria, divulgado hoje com exclusividade pelo Diario de Pernambuco.

No mesmo cenário estimulado - quando os candidatos são informados aos entrevistados - que Mirella aparece na frente, Vinicius Castello (PT) fica na segunda posição, com 19,6%. Logo atrás, Izabel Urquiza (PL) soma 15,7%, e Antônio Campos (PRTB), 11,5%. O atual vice-prefeito Márcio Botelho ocupa o quinto lugar, com 3,5%; e o candidato Clécio Basílio (PCO), com 2,1%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 11,9%, enquanto os indecisos ou que não souberam responder, também 11,9%.

Com uma margem de erro de 3,1% para mais ou menos, Mirella e Vinicius registram empate técnico na primeira posição. Em segundo, Castello e Izabel empatam. Já em terceiro, Urquiza empata com Antônio Campos. Márcio Botelho e Clécio Basílio também estão tecnicamente empatados.

A pesquisa da Datamétrica foi realizada no município de Olinda, entre os dias 15 e 16 de setembro de 2024, com 1.011 entrevistas face a face. A margem de erro da pesquisa é de 3,1%, com 95% de nível de significância. O levantamento foi registrado no TSE sob o número PE-06199/2024.

Espontânea
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, Mirella lidera com 18,1%. Vinicius Castello aparece com 15,7%, à frente de Izabel Urquiza, com 11,8%; Antônio Campos, com 8,7%; Clécio Basílio, com 2,4%; e Márcio Botelho, com 2,3%. Brancos, nulos e nenhum somam 14,4%. Não sabem, não responderam e indecisos registram 26,6%.

A margem de erro de 3,1% revela empate técnico na primeira posição, entre Mirella Almeida e Vinicius; no segundo lugar, entre Castello e Urquiza; em terceiro, entre Izabel e Campos; e em quarto, entre Basílio e Botelho.

Rejeição
O candidato petista Vinicius Castello possui a menor rejeição entre os olindenses, com 43,8% afirmando que não votaria nele de forma alguma. Logo atrás, Mirella Almeida aparece com 44,9% de rejeição.

Antônio Campos é o terceiro candidato menos rejeitado em Olinda, com 52,8%, à frente de Izabel Urquiza, com 55,7%; e Márcio Botelho, com 63,4%. O candidato mais rejeitado no município é Clécio Basílio, com 67,9%.

Segundo turno
A pesquisa realizou seis simulações de segundo turno entre os quatro candidatos mais bem posicionados no levantamento. A candidata Mirella Almeida venceria todos os cenários em que aparece. No mais acirrado, ela disputa contra Vinicius Castello (respectivamente 32,8% contra 29,2%), configurando um empate técnico pela margem de erro.

Nos demais cenários, Vinicius ganha de ambos Antônio Campos e de Izabel Urquiza, mas também observando-se empates técnicos. Já no duelo entre Urquiza e Campos, a bolsonarista sairia vitoriosa, mas também com uma diferença enquadrada na margem de erro. (Blog Dantas Barreto)