Queixa financeira dentro do Avante em Jaboatão O Diario recebeu denúncias de que alguns candidatos a vereador estão sendo beneficiados com recursos, enquanto outros não receberam nenhum repasse

Mareu Araújo

Publicação: 27/09/2024 03:00

Na reta final das eleições, o assunto “cadê o dinheiro” está chacoalhando as candidaturas a vereador do Avante, em Jaboatão dos Guararapes. O Diario de Pernambuco recebeu uma série de denúncias de que alguns postulantes à Câmara Municipal estão sendo beneficiados com recursos, enquanto outros não receberam nenhum repasse. Candidatos a vereador ouvidos pela reportagem afirmam até que o Diretório Estadual estaria favorecendo determinados nomes ao pleito.

Dois candidatos a vereador pela legenda afirmam que eles e mais 20 postulantes não receberam nenhuma verba do partido. A queixa foi feita, inclusive, pelo candidato à prefeitura de Jaboatão Daniel Alves. Em suas redes, ele disse que “não recebeu nada de fundo partidário”.

A pedido, os vereadores não serão identificados nesta reportagem. Segundo um deles, o Diretório Estadual do Avante “escolheu quem ia receber o fundo”. “Tivemos uma reunião no começo desse mês, todos nós fomos lá e uma moça falou que iriam escolher quem receberia”, afirmou o candidato.

Os candidatos também se queixam de que o Diretório Municipal tem prometido realizar a transferência da verba, o que ainda não aconteceu. “É difícil porque precisamos divulgar nossa imagem, precisamos de pessoas para ficar com a gente, de recursos para nos locomover para irmos para passeatas e outros locais. E para tudo isso precisamos de recursos”, disse outro vereador. “A gente fica praticamente amarrado em relação à verba. E aí, podemos perder”, completou.

Outra queixa dos candidatos é de que o partido não destinou recursos a candidaturas femininas e de pessoas negras. Vale lembrar que, em agosto deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acordou que o grupo deveria receber os fundos até o dia 8 de setembro. O Diario entrou em contato com a assessoria do Diretório Estadual do Avante. Em nota, afirmam que “o Diretório também está esperando o que foi prometido [pelo Diretório Nacional] e isso causou um efeito dominó”.