Chegou a hora da verdade na eleição Neste domingo (6), eleitores de Pernambuco e do Brasil escolherão os prefeitos e os vereadores que serão eleitos para os próximos 4 anos

Mareu Araújo

Publicação: 05/10/2024 03:00

Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos, em todo o Brasil, a escolher seus representantes para os cargos de prefeito e vereador, no domingo (6), data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024. A votação começa às 8h e termina às 17h, no horário de Brasília. Após esse período, tem início a apuração dos votos gravados nas urnas eletrônicas.

Em todas as 184 cidades de Pernambuco, 7.152.871 eleitores irão às urnas registrar seus votos para vereador e prefeito.

Mesmo depois  de uma campanha de mais de 40 dias e muitas informações, podem ter ficado dúvidas na cabeça dos eleitores.

Mas, afinal, como votar? Será que pode levar uma cola? Ou ir com uma camisa de seu candidato preferido? Para aqueles eleitores que ainda não sabem o que vestir, o que levar ou  como votar, o Diario de Pernambuco reuniu as principais informações para que todos tenham um voto tranquilo e seguro.

E-TÍTULO
Desde 2017, a Justiça Eleitoral disponibiliza gratuitamente para download o aplicativo e-Título. Com ele, os eleitores podem substituir o título de eleitor impresso e, caso esteja atualizado com foto, pode ser usado como documento de identificação.

O TSE alerta, no entanto, que este sábado (5) é o último dia, antes do primeiro turno das Eleições, que o aplicativo estará disponível para download. Após essa data, a emissão será suspensa para evitar instabilidade no sistema, retornando no dia 07 de outubro.

Pelo aplicativo, os eleitores têm acesso a informações como zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral, entre outros serviços.

Para baixá-lo basta acessar a Google Play (Android) ou a App Store (Apple) e seguir as instruções. Será necessário preencher os dados solicitados e responder a algumas perguntas.

LOCAL DE VOTAÇÃO

Além do aplicativo e-Título, os eleitores podem conferir o local de votação através do site oficial do TSE. Ali, o eleitor deverá acessar a página “Serviços eleitorais”, na barra superior e depois, acessar “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, “consultar onde votar” e preencher os dados com o título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clicar em “entrar”.

Nesta mesma página do TSE e no aplicativo, o eleitor poderá saber se está apto para votar. Caso não esteja, isso pode significar que o eleitor não compareceu a três eleições consecutivas e não apresentou justificativa e nem pagou a multa. Ainda há casos em que o título pode estar suspenso, que acontece quando há condenação criminal definitiva ou condenação por improbidade administrativa.