PSDB faz 31 prefeituras no estado

Publicação: 07/10/2024 03:00

Com 100% das urnas apuradas em todos os 184 municípios de Pernambuco, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), elegeu 31 prefeitos em todo o estado, empatando com o PSB. Os dois partidos disputam o segundo turno em Paulista, mas o candidato tucano, Ramos, largou na frente, com 44,36% dos votos. Na prática, os números significam um crescimento de 520% no quantitativo de gestores municipais eleitos pelo PSDB em relação a 2020, segundo divulgou o partido. Foram eleitos ainda 33 vice-prefeitos, entre chapas “puro sangue” e com partidos da base aliada, como PSD, PP e Podemos.

Para a legenda, o desempenho “mostra a força de articulação e presença da governadora Raquel Lyra em todas as regiões do estado”. “O crescimento do partido mostra a nossa força. Quando nos apresentamos ao governo do estado em 2022 tínhamos 5 prefeitos no partido, e o partido trabalhou, a nossa base trabalhou, e conseguimos exercer um grande fortalecimento no time da mudança”, ressaltou a gestora.

Raquel Lyra acompanhou a apuração dos votos em Caruaru, ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), seu vice enquanto prefeita do município. Ele foi eleito no primeiro turno com 52,68% dos votos válidos, representando uma grande vitória eleitoral para o palanque.

Para o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, o crescimento do partido reforça o reconhecimento dos pernambucanos ao trabalho que vem sendo feito pela governadora, com melhorias já perceptíveis em todas as regiões.

“Desde que assumi o partido, no final de 2023, fiz questão de deixar claro que a maior cabo eleitoral nesta eleição seria a governadora Raquel Lyra, o que foi comprovado através do voto na urna”, afirmou Loyo.