por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 21/11/2024 03:00
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o tenente-coronel Mauro Cid estarão cara a cara, hoje. Moraes vai querer ouvir do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) os bastidores da trama que tinham como alvos ele próprio, o presidente Lula (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB). Na delação premiada, firmada em setembro de 2023, Cid havia se comprometido a contar tudo que sabia a respeito do suposto golpe que estaria sendo arquitetado em 2022. Terça-feira passada, ele negou à PF ter conhecimento das novas descobertas, mas a suspeita é grande de que o ex-auxiliar de Bolsonaro ainda tem muito a contar. Por isso, Alexandre de Moraes solicitou a presença de Cid no STF para ouvi-lo. Então, fica a expectativa sobre a atitude de Mauro Cid diante do ministro. Ele está sendo investigado em liberdade, porém essa situação pode mudar e a volta à cadeia não está descartada. Tudo que Cid já revelou continua valendo e está nos processos. Na PF há certeza de que o ex-ajudante de ordens não só sabia do plano, como também participou em alguns momentos. A defesa de Mauro Cid, contudo, garante que o cliente tem cumprido todas as exigências firmadas no acordo. Por enquanto, estão presos quatro militares do Exército e um policial federal, e a tendência é que mais gente entre na mira da PF. No centro do alvo está Bolsonaro, que anda pescando em São Miguel dos Milagres, no Estado de Alagoas, em companhia do ex-ministro Gilson Machado (PL).
Opiniões divergentes
O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) disse que “caiu a máscara para quem insistia que o 8 de janeiro foi um piquenique de senhoras, que era absurdo falar em tentativa de golpe”. Para o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), a operação policial foi “conversa furada”. “A única coisa que o Brasil sabe e é verdadeira foi o Adélio Bispo, que tentou matar o (ex)presidente Bolsonaro.”
50 anos de arte
Uma exposição, que começa hoje, reúne admiradores das artes e também políticos. Pela primeira vez o artista plástico Ferreira abre seu ateliê, no bairro de Campo Grande, para visitação pública. Ele comemora 50 anos de trabalho. Exposição vai até 20 de dezembro.
Parada de recesso
O titular desta coluna vai tirar uns dias de recesso e voltará às atividades na próxima semana. A coluna será retomada no Diario de Pernambuco dia 29. Mas as notícias do nosso Estado e do País continuam sendo acompanhadas pelo Blog Dantas Barreto.
Novas regras das emendas
Os deputados federais aprovaram as novas regras para as emendas parlamentares, como pediu o ministro do STF, Flávio Dino. Ainda há segredo sobre os “padrinhos” das emendas de comissão, que totalizam R$ 11,5 bilhões. Mas os parlamentares terão que aguardar mais um pouco pela liberação dos recursos deste ano. O presidente Lula ainda vai sancionar.