João é o 4º prefeito mais bem avaliado do Brasil É o que diz a pesquisa Atlas Intel, divulgada no último sábado. Apesar da boa avaliação, recifense caiu duas posições em relação à pesquisa anterior

Publicação: 07/01/2025 03:00

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Atlas Intel, no último sábado (4), apontou o ranking dos prefeitos de capitais, após as eleições do ano passado. Os novos mandatos iniciaram no dia 1º de janeiro, porém o levantamento foi feito entre 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024. De acordo com os dados divulgados, o prefeito João Campos (PSB) encerrou a primeira gestão com 78% de aprovação e 18% de desaprovação. O percentual positivo coincide com o total de votos válidos que garantiram a reeleição do socialista, no primeiro turno. No entanto, Campos caiu duas posições em relação à pesquisa anterior da Atlas, ficando em 4º lugar.

CLASSIFICAÇÃO
O primeiro lugar ficou com o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), que recebeu 87% de avaliação positiva contra apenas 9% de reprovação. JHC, de Maceió/AL, ficou na segunda posição e Bruno Reis, de Salvador/BA, em terceiro.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes MDB), ficou na 20ª colocação no ranking de avaliação dos gestores das capitais brasileiras. Os piores colocados na pesquisa Atlas foram Rogério Cruz (Goiânia/25º) e Dr. Pessoa (Teresina/26º).

POSITIVO
Conforme o levantamento, as melhores situações na primeira gestão de João Campos foram no setor de meio ambiente, com 77% de aprovação. Neste quesito, o prefeito recifense ficou na 2ª colocação entre os 26 gestores.

João Campos ficou em 3º lugar nas áreas de cultura, turismo e lazer, com 70% de avaliação positiva. E também na educação, com 66%. Na questão da pavimentação de vias públicas, o socialista alcançou a 4ª colocação, com 59%.

No caso de obras públicas, os 72% de aprovação o colocaram na 5º colocação. Na questão da limpeza pública, o percentual de aprovação foi de 63% Ficou também em 5º lugar na saúde, com 46% de avaliação positiva e 27% negativa.

FICOU DEVENDO
A pesquisa Atlas mostrou que o Recife terminou 2024 devendo nas questões de ordem urbana e segurança pública. João Campos foi aprovado por 40% e reprovado por 48% e, com isso, ficou na 7ª colocação. E o setor do transporte público foi o que rendeu a pior colocação para o prefeito do Recife entre os 26 gestores. O 14º lugar foi com base nos 42% de reprovação e 30% de aprovação.

Ao todo 67.446 pessoas participaram da sondagem. A margem de erro varia de um a 4 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. Os dados foram coletados entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024. (Blog Dantas Barreto)