DIARIO POLíTICO » PEC põe João no jogo?

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/01/2025 03:00

O projeto político do prefeito João Campos (PSB) é concorrer ao Governo de Pernambuco, em 2026, e vem preparando o terreno para isso. Mas como o mundo político vive em torno especulações e expectativas, a notícia de que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) apresentou a PEC para reduzir a idade mínima para candidaturas à Presidência da República e ao Senado tem animado aliados de João, vislumbrando outros passos. Atualmente, para ser presidente ou senador o candidato deve ter 35 anos, e o deputado mineiro propõe que seja 30, visando ter chance de concorrer ao Palácio do Planalto. Contudo a PEC também abre margem para a esquerda, no caso de Lula (PT) optar por não tentar a reeleição. O presidente não repete a performance das duas vezes que comandou o País, tem maior reprovação do que aprovação na metade do mandato, não vem acertando na comunicação, demonstra fragilidade e ainda não entregou quase tudo que prometeu. Lula não tem um sucessor pronto no PT e o único que se cogita é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que perdeu para Jair Bolsonaro em 2018. Recente pesquisa Atlas Intel mostrou João Campos despontando como liderança da esquerda brasileira, com 18,3% da preferência. Ficou atrás justamente do presidente Lula, que aparece com 61,5%. Em 2026, Campos terá 32 anos e será presidente nacional do PSB. Se a PEC de Nikolas Ferreira ganhar a simpatia dos jovens, o debate tende a crescer. Como o assunto está em discussão, o foco do prefeito do Recife continua sendo o Palácio do Campo das Princesas. O foco do PT é Lula.

Prefeito receberá Lia

Depois de reclamar por não ter se reunido com o prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão (PSDB), a cirandeira e secretária municipal de Turismo, Lia de Itamaracá, será recebida hoje para tratar de assuntos referentes à pasta. Ela chegou a postar que o convite para a função era “fake”, mas depois apagou. Lia está nomeada no cargo desde o dia 1º.

Trump, o retorno

O mundo estará de olho, a partir de hoje, no novo mandato de Donald Trump, que assume a presidência dos Estados Unidos. Trump chega à Casa Branca muito mais forte que da outra vez tem e maioria de apoiadores na Câmara dos Deputados e no Senado. E está com o ímpeto mais afiado.

Ímpeto do presidente

Vale lembrar que nos EUA um cidadão só pode ser presidente duas vezes. Assim, Donald Trump não poderá concorrer novamente em 2028 e vai querer colocar em prática todo seu ímpeto, sem pensar em votos mais à frente. Prometeu iniciar amanhã a maior deportação de imigrantes ilegais.

Pedido de informação

Os vereadores do Novo, Felipe Alecrim e Eduardo Moura, pretendem enviar pedido de informação à Prefeitura do Recife, a respeito de um imóvel alugado na Imbiribeira. Segundo eles, o local está locado desde 2023 para sediar uma unidade do distrito sanitário. Mas continua desativado. Solicitação será encaminhada após o recesso parlamentar.