DIARIO POLíTICO » Na berlinda

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/04/2025 03:00

O secretário de Educação, Gilson Monteiro Filho, fez de tudo para explicar na Alepe os entraves que a sua pasta enfrenta, há dois anos e três meses. Ele é o terceiro a ocupar o cargo, embora esteja desde o começo do Governo na condição de secretário executivo. A pressão foi grande por parte da oposição, dos estudantes e professores. Gilson citou medidas cautelares do TCE, descoberta de que empresas vencedoras de licitações não tinham condições de entregar o prometido e voltou a culpar os governos do PSB. “Foi dito pela oposição que ninguém pode olhar pelo retrovisor, e eu vou olhar pelo retrovisor quando trato da infraestrutura que as escolas do Estado têm. Elas não foram pensadas nos outros anos”, disse o secretário, durante entrevista. Os deputados opositores não deixaram por menos e partiram para o ataque. “O que fica para a gente é a grande incompetência deste Governo. Todos os processos têm problemas no nascedouro. O secretário institui o TCE como vilão, mas se o projeto for bom, não tem medida cautelar”, disparou o líder da oposição, Diogo Moraes (PSB). A líder do Governo, Socorro Pimentel (UB), saiu em defesa dos cuidados que se deve ter quando estão em jogo recursos públicos. Afirmou que nem a governadora Raquel Lyra (PSD) e nem o secretário estão dispostos a colocar seus CPFs em xeque. “Às vezes demora e leva tempo. O nosso intuito é fazer que a educação chegue da melhor forma possível e com qualidade, valorizando os professores e alunos do cais ao Sertão”, assegurou.

Feitosa: “Sem birra”
Autor da PEC que eleva os valores das emendas impositivas de 0,8% para 2% do Orçamento, o deputado Alberto Feitosa (PL) sugeriu mais flexibilidade por parte do Executivo. “Governo tem que ter um diálogo franco, aberto, olhando o que é melhor para a população. Não é só fazer birra de que o ‘orçamento eu executo da forma como eu quero’. Não é assim”, disse o liberal.
 
Título para Tarcísio
A CCLJ da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao Título de Cidadão Pernambucano para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), e agora irá à votação no plenário. Serão necessários 25 votos, mas o autor da proposta, Joel da Harpa (PL), está otimista.

Petista abusou
O PT elegeu apenas seis prefeitos em Pernambuco, mas corre o risco de perder Correntes. Edmilson da Bahia teve o mandato cassado pelo juiz eleitoral. Como poderá recorrer da decisão, vai depender do TRE. Ele é acusado de abuso de poder econômico na eleição.

Mais um presidenciável

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Rep), ganhou fama na internet e ficou conhecido como “prefeito tiktoker”. Na sua mais nova façanha, anunciou que concorrerá à Presidência da República. Disse ter apoio do seu partido e que recebeu convite do PRTB. Mas avisou que só será candidato se Jair Bolsonaro (PL) não entrar na disputa.