Câmara compra imóvel da nova sede por R$ 25 mi Espaço em Santo Amaro vai concentrar todas as atividades dos vereadores do Recife e mudança deverá acontecer em breve, segundo o presidente da Casa

Camila Estephania

Publicação: 13/05/2025 03:00

Futura sede tem mais de 11 mil metros quadrados e estrutura adaptada com acessibilidade (MARINA TORRES/DP FOTO)
Futura sede tem mais de 11 mil metros quadrados e estrutura adaptada com acessibilidade

A Câmara Municipal do Recife ganhará nova sede na área central da Cidade. O novo espaço foi adquirido por R$ 25 milhões e, segundo o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), já está praticamente pronto para receber os parlamentares. Ainda de acordo com o vereador, a mudança não tem data certa, mas deve ser feita em breve, assim que forem concluídos os trâmites burocráticos da compra, feita com recursos próprios da Casa.

O imóvel fica na Avenida da Saudade, no bairro de Santo Amaro, onde serão concentradas todas as atividades do legislativo municipal. No momento, as tarefas da Câmara se dividem entre quatro endereços diferentes, dentre eles o prédio-sede.

O prédio-sede atual foi cedido pela Prefeitura do Recife em 1963, quando a capital pernambucana tinha apenas 18 vereadores. Ao longo dos anos, o plenário ficou pequeno para o crescimento das atividades da Casa, que hoje conta com 37 vereadores. “O prédio tem limitações, principalmente de estrutura. Esse novo espaço vai nos dar mais condições para fazer um trabalho melhor no legislativo”, ressaltou Jatobá.

Já a futura sede tem 11.165 metros quadrados e permite que a sua área construída seja até cinco vezes maior que a atual, além de já contar com uma estrutura adaptada com acessibilidade para pessoas com deficiência. Esse foi um dos pré-requisitos da Câmara Municipal, que analisa o mercado imobiliário para a aquisição de um novo imóvel desde 2018.