DIARIO POLíTICO » Solução sombria

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/05/2025 03:00

O INSS divulgou o formato de devolução do dinheiro roubado dos aposentados, garantindo que as associações e entidades terão de se responsabilizar. Cada aposentado que teve algum tipo de cobrança precisará informar no aplicativo Meu INSS se autorizou ou não. A entidade terá que provar que o pagamento foi autorizado num prazo exíguo de 15 dias. Se não comprovar, terá outros 15 dias para devolver o dinheiro ao Instituto, que ficará responsável pelo ressarcimento às vítimas da fraude. Tudo muito bonito…no papel e nas palavras. Só que se calcula que sejam cerca de 4 milhões de pessoas e são apenas 29 associações envolvidas. Aí surgem diversas perguntas, já que são pessoas com aposentadorias baixas, com valores pequenos que foram descontados. Muitas em situações precárias de saúde, que não têm acesso ao aplicativo e nem tomarão conhecimento dessa solução do INSS. Para o advogado Bruno Baptista, que é especialista na área de previdência, a alternativa terá pouca efetividade. “O INSS ficou perdido com essa situação e precisava dar uma resposta”, observa Bruno Baptista. Na sua avaliação, o correto seria cancelar de imediato todos os contratos entre os aposentados e as associações. “Teria de começar do zero”, enfatizou. Baptista aconselha que todos que se sentirem lesados devem procurar a Justiça. Além desse cenário sombrio, ainda tem o risco do golpe do golpe de quem vai querer tirar mais dinheiro de quem já foi vítima.
 
1ª maternidade prometida
A governadora Raquel Lyra (PSD) faz hoje a sua primeira grande entrega na área da Saúde. O Hospital da Mulher do Agreste teve as obras iniciadas em 2013, pararam por um tempo e foram reiniciadas pelo ex-governador Paulo Câmara, já no final do mandato, em 2022. Raquel foi quem deu o grande impulso para concluir a primeira das quatro maternidades que prometeu.
 
Agenda do ministro
A inauguração do Hospital da Mulher do Agreste terá a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele também irá a Serra Talhada para entregar o Centro de Parto Normal, junto com a prefeita Márcia Conrado (PT). À tarde estará no Hospital do Câncer, no Recife.
 
Fora do top 10

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado ontem, mostra que 47,3% das cidades do País têm desenvolvimento socioeconômico baixo. Nenhum município de Pernambuco está entre os 10 melhores. O Recife  também não aparece entre as 10 melhores capitais.
 
Sivaldo defende substitutivo

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), defende o projeto substitutivo do deputado Antônio Coelho (UB), para que o Governo repasse 50% do R$ 1,5 bilhão que pedirá emprestado. “Precisamos garantir que os municípios sejam tratados de forma equânime, com institucionalismo, e não somente aos que aderirem ao seu projeto político”, cravou.