Ibaneis desmarca reunião

Cecília Belo

Publicação: 30/07/2025 03:00

A reunião extraordinária do Fórum de Governadores, que discutiria os impactos do tarifaço, foi cancelada pelo próprio idealizador do encontro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Uma nova data ainda não foi anunciada.

O encontro estava marcado para hoje no Palácio do Jaburu, em Brasília, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Segundo informações do gabinete da vice-presidência, gerido por Pedro Guerra, foi o próprio Ibaneis quem comunicou o cancelamento diretamente à vice-presidência da República, sem apresentar qualquer justificativa formal. 

Ainda de acordo com o gabinete de Guerra, a falta de confirmações e adesão por parte dos governadores, por conta da convocação de última hora, teria motivado o cancelamento. Um ofício com a informação sobre o cancelamento foi encaminhado por Ibaneis aos governadores dos estados. O documento não foi divulgado publicamente.

A assessoria do Governo de Pernambuco confirmou que a vice-governadora Priscila Krause (PSD) participaria da agenda. A proposta inicial da reunião incluía a formação de uma comitiva interestadual para buscar negociações diretamente com o governo dos EUA.