Senadores pedem intermediação

Publicação: 29/07/2025 03:00

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) afirmou que foi solicitado à Câmara de Comércio dos Estados Unidos que intermedeie uma conversa entre o presidente Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump. “Nós solicitamos, e o líder de governo no Senado (Jaques Wagner) que está aqui já se propôs, que a Câmara (de Comércio dos EUA) possa intermediar também um encontro ou um telefonema entre os dois presidentes o mais rapidamente possível”, afirmou Viana, a jornalistas em Washington.

De acordo com ele, não importa o formato da conversa, mas que essa comunicação ocorra de forma rápida. O senador defendeu que o Brasil precisa trazer à mesa assuntos que são dos interesses soberanos, mas que envolvem outras nações. 

Já a questão econômica das tarifas será endereçada por meio de um novo manifesto da Câmara do Comércio dos EUA, desta vez, direcionado à Casa Branca, solicitando a postergação do início da cobrança das tarifas ao Brasil. Sobre os minerais raros brasileiros, o senador disse que o investimento americano é “muito bem-vindo” no País, mas tem que ser feito dentro de uma “negociação que não seja de ameaças”.

O senador Carlos Viana integra a comitiva de senadores que foi a Washington tratar do tarifaço. A missão segue nos EUA até amanhã, com reuniões no Congresso e com lideranças empresariais. (Estadão Conteúdo)