Trump sinaliza que pode dialogar

Publicação: 12/07/2025 03:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou ontem que pode conversar com o presidente Lula. “Em algum momento posso falar com Lula, mas não agora”, afirmou, ao ser questionado sobre o tema por repórteres em frente à Casa Branca.

Trump também comentou a relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que “Bolsonaro era muito duro em negociações” e que “é muito injusta a maneira com que o Brasil o trata”. O republicano se referiu ao julgamento do ex-presidente em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre uma tentativa de golpe de Estado. A Corte brasileira foi alvo de críticas de Trump na carta em que anunciou a tarifa de 50% sobre o Brasil.

DEMOCRATAS
Um grupo pequeno de parlamentares democratas criticou a ameaça de Trump de taxar o  Brasil como um sinal de “abuso de poder”. A oposição, porém, não delineou medidas concretas de reação.

Em comunicado, o senador Ron Wyden, membro do Comitê Financeiro, acusou Trump de “sacrificar a economia” para ganhos pessoais. A senadora Jeanne Shaheen, do Comitê de Relações Exteriores, argumentou que a tarifa ao Brasil “faz pouco sentido”, uma vez que os americanos mantêm superávit comercial com o País. (Estadão Conteúdo)