Entrevista - Moacir Júnior

Celso Ishigami
celsoishigami.pe@dabr.com.br

Publicação: 10/12/2014 03:00

Novo treinador alvirrubro desembarcou ontem e hoje será apresentado na sede social do clube, nos Aflitos (IVAN MELO/ ESP.DP/D.A.PRESS)
Novo treinador alvirrubro desembarcou ontem e hoje será apresentado na sede social do clube, nos Aflitos

Uma nova realidade
Não havia camisa, bandeira ou cânticos no saguão do Aeroporto dos Guararapes. Aos curiosos, o motivo apresentado sobre a presença de tantos profissionais da imprensa parecia não ser suficiente. “Quem?”, perguntaram alguns. Ainda desconhecido do grande público, o técnico Moacir Júnior desembarcou no fim da tarde de ontem para um dos maiores desafios de sua carreira. Anunciado como o novo comandante do Náutico, o treinador tentou disfarçar a surpresa com a quantidade de repórteres, mas garantiu estar acostumado ao cenário. Ciente da difícil situação financeira do clube, Moacir sinalizou com a montagem de um elenco focado na parte física e sobre sua expectativa para a próxima temporada.

Expectativa
Chego com a esperança de realizar um grande trabalho no Náutico. Já está tudo certo entre eu e a diretoria alvirrubra. Agora, é começar a trabalhar nos bastidores. É importante que todos mantenham o pensamento positivo para que o clube possa ter uma grande temporada em 2015. Acima de tudo, é ter foco e tranquilidade para trabalhar com bastante direcionamento em relação aos objetivos traçados pela diretoria para o próximo ano.

Financeiro
Não é uma particularidade do Náutico. Muitos outros times brasileiros estão passando por uma situação parecida. Mas, diante da grandeza e da tradição de um clube como esse, chego com o pensamento de construção. Muitas pessoas chegam falando em títulos. Vou procurar construir esses títulos no dia a dia. No futebol de hoje em dia, vence o time que é bem treinado, que é bem trabalhado. Obviamente, com a mentalidade em sintonia com a direção e os atletas.

Características
Sou um treinador ativo. Gosto muito de priorizar a forte marcação, a posse de bola e uma saída rápida. Por isso, vamos buscar atletas de força e velocidade para para nos adequarmos a esta situação. No futebol, independentemente de qualquer coisa, requer equilíbrio. O time tem que atacar e defender com a mesma eficiência. Não é fácil, mas vamos batalhar muito para marcar esta passagem pelo Náutico de maneira sólida.

Primeiro projeto
O que determina o sucesso de uma equipe é a formatação da mesma. É preciso muito critério e calma durante a montagem do grupo. Vou buscar nomes que saibam da tradição das cores do Náutico, mas que acima de tudo, saibam que tem que ter produtividade. Futebol hoje é produtividade. Às vezes, as pessoas se prendem muito a nomes famosos e esses atletas não trazer o benefício que é esperado. Teremos atletas experientes, que tenham personalidade para dar alegrias ao torcedor do Náutico, que está muito carente.