RIO 2016 » Uma chance de ouro As duas duplas femininas do vôlei de praia disputam hoje a semifinal. Se venceram, repetem o feito de Atlanta-1996

Publicação: 16/08/2016 03:00

A dupla brasileira formada por Larissa e Talita enfrenta a parceria alemã Ludwig/ Walkenhorst, a partir das 16h (LEON NEAL/AFP)
A dupla brasileira formada por Larissa e Talita enfrenta a parceria alemã Ludwig/ Walkenhorst, a partir das 16h

O vôlei de praia feminino do Brasil tem a chance de repetir um feito que, há 20 anos, foi histórico. As duas duplas do país, Larissa/Talita e Agatha/Bárbara disputam a semifinal contra duas parcerias estrangeiras. Se ganharem os jogos, decidirão o título, garantindo antecipadamente ao Brasil o ouro e a prata. Em Atlanta-1996, na estreia da modalidade em Olimpíadas, Jacqueline Silva e Sandra Pires derrotaram Adriana Samuel e Mônica Rodrigues e se tornaram as primeiras campeãs olímpicas do país na história dos Jogos.

Larissa e Talita vão jogar primeiro. Às 16h, elas enfrentam a parceria alemã Ludwig/ Walkenhorst. Agatha e Bárbara jogam mais tarde e terão, em tese, um desafio bem mais difícil. Às 23h59, elas vão jogar contra Walsh/Ross. Walsh é uma lenda do vôlei de praia, tendo conquistado o ouro nas três Olimpíadas que disputou (Londres-2012, Pequim-2008 e Atenas-2004). No Rio, ela tem uma parceira diferente, que é Ross (a famosa parceira era Way).

A classificação das duas duplas femininas para a semifinal faz com que o Brasil tenha, no mínimo, uma medalha garantida. Se ambas avançarem à final, será um ouro e uma prata. Caso uma das parcerias garanta vaga na decisão, será um ouro ou uma prata. E mesmo se as duas duplas forem eliminadas hoje, o bronze sairá para uma delas. Há, ainda, a chance de uma medalha masculina, com Alison/Bruno. Em Atlanta-1996, as duplas brasileiras caíram nas primeiras fases.

Masculino
No intervalo entre o primeiro e o segundo jogo envolvendo duplas femininas, será a vez da parceria masculina do Brasil classificada para a semifinal jogar. Às 17h, Alison/Bruno enfrentam os holandeses Brouwer/Meeuwsen. Os brasileiros venceram, ontem, os norte-americanos Phil Dalhausser e Nicholas Lucena por 2 sets a 1, com parciais de 21/14, 12/21 e 15/9. Bruno está em sua primeira Olimpíada, mas Alison ganhou a prata em Londres-12, quando jogava com Emanuel. “Se os brasileiros jogarem como estão jogando serão os campeões. Jogaram muito bem. Alison é um garotão excelente”, elogiou o norte-americano Dalhausser, após a derrota.

2 sets a 0
placar da final do vôlei de praia feminino nos Jogos de Atlanta-1996. As parciais foram 12/11 e 12/6.

Retrospecto
Desde Atlanta-1996, quando o vôlei de praia passou a ser disputado em Olimpíadas, os Estados Unidos e o Brasil dominam a modalidade. Os norte-americanos levam vantagem, com nove medalhas conquistadas (entre homens e mulheres), sendo seis de ouro. O Brasil, segunda força da modalidade, ganhou 11 medalhas, das quais duas foram de ouro. Alemanha e Austrália também já foram campeões olímpicos, uma vez cada.