SANTA CRUZ » A reação que trouxe um novo ânimo para o elenco tricolor

Daniel Leal
daniel.leal@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2018 03:00

A largada do Santa Cruz em 2018 não foi boa. Foram seis jogos sem resultados positivos. No momento mais delicado da temporada até aqui, veio a eliminação precoce na primeira fase da Copa do Brasil e a irreparável perda de R$ 600 mil em premiações. Em meio ao caos, um insistente e repetitivo otimismo partia justamente de quem se questionava, o técnico Júnior Rocha: “Esse time vai crescer, vocês vão ver”, afirmava como que em um mantra mesmo após resultados e apresentações frustrantes. Coube ao tempo comprovar que o treinador não insista em um discurso vazio. Desde a eliminação no torneio nacional, o Tricolor não sabe o que é perder.

A derrota para o Fluminense-BA foi a última do Santa Cruz, em 31 de janeiro. A partir de então, cinco jogos: três vitórias, dois empates. Resultados que colocaram a equipe na liderança da Copa do Nordeste e permitiram uma reação no PE2018 - onde o clube chegou a figurar na lanterna. “Podemos evoluir mais. Tem alguns erros que faz parte do processo de reconstrução nosso e vamos ajustar. O mais importante é saber que podemos trabalhar com humildade e melhorar. Saímos bem felizes com a apresentação da equipe”, disse Júnior Rocha após a vitória coral sobre o CRB na última terça-feira.

Depois de ver o time patinar nos primeiros jogos, Júnior Rocha foi obrigado a ceder. Deixou de lado o conceito de futebol mais vistoso, com saída de bola cadenciada e trocas de passe a fim de envolver o adversário. Pressionado, entendeu que a qualidade técnica do elenco que tinha em mãos não era suficiente para alcançar o modelo de jogo que pretendia. Foi quando passou a priorizar uma marcação mais arrojada e um futebol de resultados, que as vitórias começaram a chegar. O entrosamento e a evolução individual de atletas como Tiago Machowski, Ávila, Jorginho e Robinho ajudaram o coletivo.

Treinos
O elenco do Santa Cruz volta a treinar hoje em dois expedientes, após folgar ontem. A equipe inicia os trabalhos visando o jogo contra o Pesqueira, no domingo, no Arruda. Três jogadores que não enfrentaram o CRB vivem a expectativa de se recuperar a tempo. O lateral-direito Vítor (lesão na coxa) e os meia-atacantes Jeremias (lesão no joelho direito) e Arthur Rezende (lesão na coxa direita).
 
Sequência
 
A invencibilidade do Santa Cruz

 
PE2018
Salgueiro     1  X  1    Santa Cruz

NE2018
Santa Cruz     3  X  0    Treze

PE2018
Afogados     0  X  1    Santa Cruz

PE2018
Santa Cruz     0  X  0    Náutico

NE2018
Santa Cruz     2  X  1    CRB