Surpreender de alguma forma Náutico enfrenta o Bahia, na Fonte Nova, ciente de que uma derrota deixará a classificação no Nordestão bem distante

João de Andrade Neto
joaoneto.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2018 03:00

Com um futebol sem tanto brilho técnico, mas bastante competitivo, o Náutico vem conseguindo cumprir todos os objetivos traçados na temporada até aqui, figurando entre os primeiros colocados do Campeonato Pernambucano e conseguindo classificações na seletiva da Copa do Nordeste e nas duas primeiras fases da Copa do Brasil. O que já rendeu aos cofres do clube R$ 3,25 milhões em premiações. Porém, os alvirrubros terão hoje, talvez, o seu desafio mais difícil no ano.

Em situação complicada no Grupo C do Nordestão, o Timbu encara o Bahia, às 21h45, na Fonte Nova, com a missão de não voltar ao Recife derrotado, sob o risco de ver o avanço para as quartas de final ficar distante. Com apenas um ponto somado nas duas primeiras rodadas, ocupa a terceira colocação, a dois pontos do próprio Bahia, segundo lugar. O líder disparado é o Botafogo-PB, com nove. O Timbu nunca chegou às quartas de final do Nordestão desde a retomada da competição, em 2013. A classificação vale uma cota de R$ 450 mil.

Conseguindo pelo menos o empate hoje à noite, o Timbu manteria o Bahia ao seu alcance, podendo ultrapassá-lo na rodada seguinte, quando reencontra o rival regional na Arena de Pernambuco. Na sequência, teria a obrigação de fazer o dever de casa diante do Botafogo-PB para chegar com chances na última rodada, frente ao atual lanterna Altos, no Piauí.

FORÇA MÁXIMA
Ciente da importância e da dificuldade da partida, o técnico Roberto Fernandes poupou todos os titulares, com exceção do goleiro Bruno, na vitória por 2 a 1 sobre o Afogados, na última terça-feira, pelo Estadual. Assim, a equipe vai descansada e com força máxima para enfrentar o Bahia.

“Vamos para o jogo procurando a vitória, mas não desesperadamente. É uma partida onde as duas equipes estão pressionadas pelo que já fez o Botafogo-PB. Esse é o tipo de jogo que se você entra para empatar, vai estar mais perto da derrota”, analisou o treinador, que deve manter o atacante Ortigoza como opção para o decorrer de partida.

Apesar de estrear com gol e assistência diante do Afogados, o paraguaio, principal contratação do clube para a temporada, ainda não está em sua condição física ideal. E por isso, Fernandes vai esperar o momento certo para acioná-lo. “Ele ainda não tem condições para 90 minutos. A gente, inclusive, já conversou sobre isso. Se ele inicia a partida, será uma substituição que sei que irei fazer. Além disso, ele pega todos os jogadores do Bahia zerados. Já se entra no decorrer do jogo, vai pegar os jogadores adversários mais desgastados, o que pode nivelar a parte física”, explicou o treinador.
 
Salgueiro
O Carcará fez um jogo duro contra o CSA-AL, ontem, e conseguiu um excelente resultado no estádio Rei Pelé, em Maceió. Depois de terminar o primeiro tempo perdendo por 1 a 0 - gol de Givanildo Pulgas -, o Salgueiro voltou bem melhor para a etapa final. Depois de uma blitz, o time sertanejo chegou ao empate com André, aos 15 minutos. O resultado ainda foi insuficiente para tirar o Carcará da lanterna do grupo D do Nordestão.