SéRIE C » Euforia dá lugar para a preocupação no Náutico

João de Andrade Neto
joaoneto.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 23/04/2018 09:00

Há pouco mais de duas semanas, o torcedor do Náutico extravasava de felicidade com a conquista do título pernambucano, encerrando assim um jejum de 13 anos sem taças, o maior da história do clube. Porém, dificilmente esse mesmo torcedor imaginaria que em tão pouco tempo a alegria de voltar a ser campeão daria lugar à preocupação. Isso porque, após a volta olímpica no último dia 8, na Arena de Pernambuco, o Timbu entrou em seu pior momento na temporada.

Desde o triunfo por 2 a 1 sobre o Central, o Náutico voltou a campo outras quatro vezes, com duas derrotas acachapantes (3 a 0 para a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, e 4 a 0 frente o Botafogo-PB, pela Série C), um empate no clássico diante do Santa Cruz por 1 a 1 (com o Tricolor terminando a partida melhor) e apenas uma vitória, por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, com o alvirrubro mais uma vez jogando mal. Resultado que também acabou sendo inútil, já que o time foi eliminado da Copa do Brasil.

Até então, o pior recorte do Náutico havia sido registrado logo no início da temporada, com apenas uma vitória nos primeiros quatro jogos (foram três empates). Porém, além do desconto de ser o início de trabalho, há também o fato de que o Timbu já abriu 2018 tendo dois jogos eliminatórios contra o Itabaiana pela seletiva da Copa do Nordeste, com a classificação saindo apenas nos pênaltis.

O péssimo início na Série C pode ser visto na classificação do Grupo A, onde o Timbu está na zona de rebaixamento, com um ponto conquistado e um saldo de quatro gols negativos. No próximo domingo, o Náutico enfrenta o Atlético-AC, na Arena da Floresta, com a necessidade de vitória. Porém, na temporada, o time venceu apenas dois dos 15 jogos que realizou como visitante. O último, por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pela terceira fase da Copa do Brasil, com gol do paraguaio Ortigoza, que deve retornar à equipe após ficar duas partidas ausente devido a assuntos pessoais.

Na última terça-feira, o avançado precisou viajar com urgência para o Paraguai por conta de um problema de saúde na família. Porém, segundo o vice-presidente alvirrubro, Diógenes Braga, a situação melhorou e, com isso, o atacante já está retornando ao Brasil.

“Venho falando com Ortigoza diariamente e a questão pessoal do jogador está se resolvendo. Com isso, na terça-feira ele já estará treinando normalmente conosco. Tínhamos deixado ele bem à vontade para só retornar quando a situação estivesse tranquila. Ele agradeceu a paciência do clube e se mostrou alegre e motivado”, pontuou Diógenes.

“Venho falando com Ortigoza e a questão pessoal está se resolvendo. Na terça, ele estará treinando conosco”
Diógenes Braga, Vice-presidente do Náutico