Enfim, a primeira vitória africana

Publicação: 20/06/2018 03:00

Jogando futebol sério e objetivo, Senegal superou a Polônia por 2 a 1, ontem, e conquistou a primeira vitória africana na Copa do Mundo da Rússia. Os senegaleses contaram com gol contra do brasileiro naturalizado polonês Thiago Cionek (37 minutos) e outro de Mbaye Niang (60), enquanto os poloneses diminuíram com Grzegorz Krychowiak (86).

No duelo entre os atacantes Robert Lewandowski e Sadio Mané, o futebol ofensivo demorou a entrar em campo. As duas equipes tinham propostas muito definidas em campo, mas a força física dos dois times deixou a partida muito truncada no meio. A partir dos 25 minutos, os africanos encontraram a maneira de marcar os europeus e equilibraram a partida. Aos 37 minutos, após saída em velocidade pelo lado esquerdo, Gueye recebeu passe de Mané e arriscou de fora da área. O chute contou com o desvio no brasileiro naturalizado Thiago Cionek e foi parar no fundo as redes. Gol contra.

Os poloneses voltaram do vestiários melhores e envomeçaram a gerar perigo, mas numa lambança da defesa polonesa após recuo errado de Krychowiak no meio de campo, Niang venceu na velocidade e surpreendeu a zaga adversária. O camisa 19 deixou o goleiro Wojciech Szczesny na saudade na intermediária e entrou com bola e tudo, aos 15 minutos, ampliando a vantagem senegalesa. A Polônia sentiu o baque, mas foi ao ataque para tentar melhorar as chances de classificação em uma chave equilibrada. Depois de insistir, os poloneses conseguiram descontar em jogada de bola parada. Após cobrança de falta pelo alto, Krychowiak se redimiu do erro no segundo gol e cabeceou para as redes, aos 41.

Surpresa
Esta é apenas a segunda participação de Senegal em copas do Mundo. Na primeira, em 2002, a seleção surpreendeu e chegou até as quartas de final, sendo eliminada na prorrogação pela Turquia (1 a 0), depois de passar pela Suécia (2 a 1) nas oitavas de final. A Polônia, por sua vez,  está na 8ª participação e conseguiu como melhor resultado ser terceiro lugar duas vezes (1974 e 1982).

Palpite do Superesportes
Vitória da Polônia
ACERTOS  9 X 8 ERROS