COPA 2018 » Japão aproveita vacilo colombiano na estreia Com um jogador a mais desde os dois minutos do 1º tempo, equipe asiática venceu o jogo por 2 a 1

Publicação: 20/06/2018 03:00

Com um a mais desde os três minutos do primeiro tempo, o Japão venceu a Colômbia por 2 a 1 na estreia da Copa do Mundo, ontem, e saiu na frente num imprevisível grupo H que também conta com Polônia e Senegal. Após a expulsão prematura de Carlos Sánchez, logo aos dois minutos, Shinji Kagawa colocou os japoneses em vantagem cobrando pênalti, aos 6 minutos do primeiro tempo, mas Juan Quintero igualou em cobrança de falta à la Ronaldinho Gaúcho, aos 39.  Na segunda etapa, os japoneses fizeram jus à superioridade numérica e conseguiram se impor com gol de Yuya Osako, aos 28, aproveitando o desgaste físico dos colombianos.

“Tivemos um primeiro tempo que sobrevivemos, conseguindo um empate com um jogador a menos. Mas o Japão se acomodou com a situação na segunda etapa e conseguiu tirar vantagem jogando melhor, aproveitando as chances para vencer”, se lamentou o técnico da Colômbia, o argentino José Pekerman. O Japão conseguiu a primeira vitória asiática em 18 confrontos entre seleções sul-americanas e orientais na história da Copa do Mundo.

Segundo a Fifa, o cartão vermelho de Sánchez foi o segundo mais rápido da história dos mundiais, atrás apenas da expulsão do uruguaio José Batista aos 52 segundos no duelo contra a Escócia durante a Copa do Mexico-1986.

Apesar do iminente favoritismo da Colômbia, que vencera o último confronto entre as seleções na Copa de 2014 por 4 a 1, a história mudou a partir do apito inicial. O roteiro da partida ganhou contornos de comédia pouco depois da bola rolar. Após ataque perigoso do Japão e bela defesa de David Ospina, o zagueiro Carlos Sánchez meteu a mão na bola dentro da área para evitar que o rebote fosse gol. O defensor colombiano foi o primeiro jogador expulso da Copa da Rússia e deixou sua equipe com um a menos logo aos 2 minutos do primeiro tempo. Kagawa abriu o placar convertendo a penalidade aos 6 minutos.

Com o resultado a seu favor, o Japão ficou cômodo em sua estratégia de defender e buscar um contra-ataque. Aos 39 minutos, em cobrança de falta ao estilo de Ronaldinho Gaúcho, por debaixo da barreira, Juan Quintero acertou o canto esquerdo de Kawashima, que chegou atrasado e tirou a bola de dentro do gol. Apesar da reclamação do camisa 1, a tecnologia da linha do gol encerrou a discussão e validou o empate.

Desgaste
Depois do intervalo, o Japão finalmente começou a aproveitar a vantagem de um jogador a mais em campo. Pressentindo o bom momento dos adversários, o técnico argentino José Pekerman colocou em campo James Rodríguez. Mas a presença do camisa 10 não ajudou os colombianos, que voltaram a ficar em desvantagem com gol de cabeça de Yuya Osako, aos 28 minutos, após cobrança de escanteio perfeita.

Palpite do Superesportes
Vitória da Colômbia
ACERTOS 9 X 8 ERROS