REAL MADRID » Saída do técnico gera crise interna na Espanha

Publicação: 13/06/2018 03:00

Na Rússia para comandar a Espanha na Copa do Mundo, Julen Lopetegui foi anunciado oficialmente ontem como novo técnico do Real Madrid. O treinador assinou contrato para dirigir o clube por três temporadas e assumirá o lugar de Zinedine Zidane, que pediu demissão de cargo de forma surpreendente, no final do mês passado, dias depois de conquistar um histórico tricampeonato europeu como comandante merengue. O anúncio causou polêmica. Rumores apontam que o técnico poderia ser demitido da Seleção antes mesmo da estreia na Copa, na próxima sexta-feira, contra Portugal.

Ao assumir o Real, Lopetegui também traçará uma inesperada mudança de rota em sua carreira, pois no mês passado havia acertado a renovação do seu contrato com a seleção espanhola até 2020, quando ocorrerá a próxima edição da Eurocopa. Por meio de breve comunicado oficial em seu site, o Real Madrid apenas informou que o técnico fechou acordo por três temporadas e se apresentará ao clube depois da participação da Espanha no Mundial, cuja final está marcada para acontecer no dia 15 de julho. O clube não divulgou nenhum detalhe financeiro do contrato.

A renovação do compromisso com Lopetegui havia sido anunciada pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) em 22 de maio, um dia depois de o comandante confirmar a lista de 23 jogadores convocados para defender a seleção do país no Mundial. Ele assumiu o comando da equipe nacional após a eliminação do país nas oitavas de final da Eurocopa de 2016, sofrida diante da Itália, e chegou ao cargo com a experiência de quem faturou títulos europeus com as seleções espanholas de base no início desta década. E o treinador de 51 anos levou a Espanha ao Mundial de 2018 com uma campanha invicta nas Eliminatórias Europeias e manteve este sucesso após o qualificatório.

Respeito
A RFEF divulgou um comunicado oficial para comentar sobre a inesperada saída do comandante. A entidade informou que o seu presidente, Luis Rubiales, e o próprio Lopetegui darão uma entrevista coletiva hoje. A RFEF confirmou que “receberá o pagamento da cláusula de rescisão (contratual) para que o atual treinador da seleção possa assinar com o Real Madrid” e enfatizou que “solicita o máximo respeito para manter a normalidade na concentração nacional às vésperas da estreia”.