De saída: a trajetória de Juba no Sport Formado na base do clube e profissional desde 2020, o atacante faz a sua despedida do Leão amanhã, contra o Ituano, na Ilha do Retiro, pela Série B

Ivan Mota
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/08/2023 03:00

Um dos grandes nomes do Sport na temporada, o atacante Luciano Juba fará seu último jogo pelo Sport amanhã, às 21h30, contra o Ituano, na Ilha do Retiro. Com o contrato se encerrando no dia 31 de agosto, o jogador de 23 anos tem um pré-contrato assinado com o Bahia, onde deve atuar pelas próximas temporadas. Com 20 gols e 18 assistências, o atleta iniciou sua carreira atuando em função mais defensiva antes de se encontrar como ponta esquerda.

Na base do Sport desde 2018, Luciano Juba estreou no time profissional em 2020. Sua primeira partida foi contra o Central, em um duelo válido pelo Campeonato Pernambucano. Naquela época, o jogador, que já usava a camisa 46, atuava como lateral-esquerdo. Naquele ano, disputou 23 partidas, acumulando três assistências, sendo duas delas contra Goiás e Botafogo, pela Série A.

Em 2021, Juba começou a temporada disputando quatro jogos com a camisa rubro-negra, mas acabou sendo emprestado para o Confiança, em abril. Na época, o clube de Sergipe era treinado por Daniel Paulista, ex-jogador e técnico do Sport. Por lá, o jogador disputou 16 partidas, marcando um gol e deu uma assistência.

Devido à saída do lateral-esquerdo Júnior Tavares e à lesão de Sander, o Sport solicitou o retorno de Luciano Juba. E foi justamente em 2021, sob o comando do paraguaio Gustavo Florentín, que o jogador passou a ter oportunidades atuando como ponta-esquerda. Na nova função, contra a Chapecoense, ele marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.

Na temporada de 2022, ainda com Florentín, Luciano Juba se firmou de vez como ponta-esquerda e como titular do time do Sport. Ao todo, foram 57 jogos, com 10 gols e nove assistências. Em 2023, já com 52 partidas, o atacante viveu seu melhor momento pelo rubro-negro. Além de conquistar o Pernambucano, balançou as redes 20 vezes e distribuiu 18 passes para gol.