DIARIO ESPORTIVO » Apesar de...

por Léo Medrado
leomedrado@cbnrecife.com
@leomedradope

Publicação: 28/02/2024 03:00

O presidente Evandro Carvalho não é uma má pessoa. Falei isso nos Traíras. Mas escolhe mal, na maioria das vezes, as palavras ou as justificativas para suas ações. Ao conceder entrevista pro GE, afirmou que o Campeonato Pernambucano possui a “melhor arbitragem do Brasil”. Já ao NE45, Evandro disse ser essa a “melhor arbitragem de todos os tempos”. Calma, presidente. Pense antes de falar. Houve quatro erros graves até agora no campeonato. E não apenas dois, como você falou nas duas entrevistas. 1º) Pênalti (disputa de Galego com Toti) não existente marcado por Rodrigo Pereira no jogo Petrolina x Santa Cruz. 2º) Gol anulado de João Diogo em Porto x Santa por impedimento inexistente de Bortoluzzo na jogada. 3º) Gol ilegal do Central no jogo diante do Náutico. Lucão tava impedido quando cabeceou para Moarcir marcar. 4º) Pênalti, não marcado, cometido por Alemão que atropelou Patrick Allan no jogo Afogados x Náutico. E olha que estou relevando os lances interpretativos, em que houve polêmica entre nós mesmos da imprensa. Evandro tinha que ser orientado para falar que, APESAR DE todos os erros da FPF e das críticas contundentes da imprensa, o nível de disputa nas quatro linhas vem sendo defensável em vários jogos. As semifinais tendem a ser emocionantes e imprevisíveis. E a presença de público tem sido por demais satisfatória. A defesa sobre o campeonato teria que ir por essa linha. Agora, atenção! Vem aí o VAR. Se as imagens disponibilizadas forem as captadas pela TV FPF, o tiro poderá sair pela culatra. Em vários desses lances interpretativos acima citados, as imagens captadas foram totalmente inconclusivas. Ou investem em mão de obra qualificada e equipamentos adequados, ou poderemos ter históricas injustiças nas decisões que estão por vir. Tá feito o alerta.
 
Lá vem o Trem
Imposição desde o apito inicial do árbitro. Assim tem que ser a postura do Sport hoje no Zerão. Pelo elenco que possui, não dá pra ser o time moroso e lento que atuou contra o Itabaiana. E sim a equipe determinada e intensa que enfrentou o Fortaleza. “É jogo pra atropelar o Trem”. Apesar da falta de lógica que a frase sugere.
 
Emoções à vista
Preparem os seus corações pras semifinais que estão se desenhando no Estadual. Se as zebras não pintarem, e pela atual conjuntura não acredito nelas, Retrô x Náutico (Aflitos e Arena) e Sport x Santa (Arruda e Arena) prometem quatro jogos de arrepiar. Qualquer uma das quatro equipes pode ser campeã. Estádios lotados, espero que com todas as providências necessárias executadas com eficiência por parte dos responsáveis. Dentro das quatro linhas, jogaços à vista.
 
Melhores da 1ª fase
Minha seleção: Caíque França; Pedro Lima, Dankler, Guilherme Paraíba e Luís Paulo; Lucas Siqueira, Radsley e Matheus Melo; João Diogo, Gustavo Coutinho e Giva. Técnico: Itamar Schulle.