Leão no Amapá Campeão em 2008, rubro-negro pernambucano sonha em fazer bonito outra vez; primeiro passo é hoje, diante do Trem, tricampeão amapaense

HAIM FERREIRA

Publicação: 28/02/2024 03:00

O Sport enfrenta o Trem-AP hoje à noite, às 21h30, no estádio Zerão, em Macapá, pela 1ª fase da Copa do Brasil 2024. Por estar melhor ranqueado na CBF, os rubro-negros podem até empatar que avançarão no mata-mata, além de embolsar uma premiação de R$ 1,47 milhão. Caso confirme o favoritismo e se classifique, o adversário na próxima etapa virá do vencedor do duelo entre Murici-AL e Confiança-SE.

Para o embate, o técnico Mariano Soso deve realizar um feito inédito nesta temporada: repetir uma escalação. Em 13 jogos disputados nesse ano, o argentino ainda não havia mandado a campo a mesma equipe em partidas consecutivas, algo que deve acontecer nesta noite.

O time titular que treinou em Macapá foi o mesmo que fez, na visão do próprio treinador, a melhor apresentação na temporada, quando empatou em 1 a 1 com o Fortaleza, pela Copa do Nordeste, na Arena de Pernambuco.

Com isso, Felipe seguirá como único volante de origem, tendo o uruguaio Fabrício Domínguez e o argentino Alan Ruiz como parceiros no meio de campo. No ataque, o meia Lucas Lima será mantido improvisado na ponta esquerda e Romarinho caindo pela direita. O artilheiro Gustavo Coutinho, que tem seis gols no ano, continua como principal esperança de bolas na rede como homem de referência.

“É um jogo muito difícil, fora de casa, eles vão entrar em campo pelo jogo da vida deles. Então vamos trabalhar bastante, estudar eles, para quando a partida começar a gente conseguir a classificação”, comentou o lateral-direito Pedro Lima, que nesta semana teve seu contrato renovado até 2027.

Vale lembrar que além da classificação e da premiação generosa, o Sport - campeão da Copa do Brasil em 2008 e vice em 1989 -  também busca apagar a imagem negativa que deixou para a torcida rubro-negra nas últimas edições do torneio. Com exceção do ano passado, quando caiu nas oitavas de final para o São Paulo, o Leão acumulava quatro eliminações seguidas na 1ª fase, contra times de menor expressão, como Tombense, Brusque, Juazeirense e Altos-PI.

TREM
O Trem, atual tricampeão amapaense, atuou apenas em três partidas em 2024 - com duas vitórias e um empate. A Locomotiva segue com 100% de aproveitamento no Estadual. E também conseguiu avançar para a 2ª fase da Copa Verde, após empate por 1 a 1 com o Humaitá e vitória por 4 a 2 nas penalidades.

Quem também joga hoje, às 19h30, é o Petrolina, que recebe  o Cascavel (PR) no Paulo Coelho.