100 dias para os Jogos A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 está programada para o dia 26 de julho. Europa volta a receber o evento após 12 anos e a França tenta superar dificuldades

JEFFREY VILA NOVA

Publicação: 17/04/2024 03:00

Cem dias. Parece muito, mas para quem esperou mais de 3 anos para voltar a ver os maiores atletas do mundo disputando as Olimpíadas, uma centena de voltas ao sol não significa tanto assim. Na reta final de preparação, o maior evento esportivo do mundo, que acontecerá entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, chega na reta final da preparação, prometendo fazer história desde sua abertura até o encerramento.

Por conta da pandemia da Covid-19, menos de quatro anos separam a última edição das Olimpíadas da próxima. A competição que deveria ter acontecido em 2020, na cidade de Tóquio, teve que ser adiada por um ano, e não contou com público presente durante todo o evento. Agora, em Paris, os desafios encarados pelos governantes e Comitê Olímpico são outros.

As Olimpíadas voltam a acontecer na Europa depois de 12 anos fora do velho continente. Depois de Londres, em 2012, a tocha olímpica veio visitar a América do Sul, mais especificamente o Rio de Janeiro, e logo após tomou o rumo da Ásia, fazendo o Japão o novo lar dos esportes olímpicos.

Durante este período, o governo francês veio trabalhando para fazer uma edição surpreendente e inesquecível, tanto para os espectadores quanto para os atletas. O presidente da França, Emmanuel Macron, desde que sabe que a capital do país receberá o evento, vem trabalhando para tranquilizar organizadores e a população de eventuais ataques terroristas. Paris é uma das cidades mais visadas em relação a terrorismo internacional, e vem passando por rigorosas medidas de segurança para receber os atletas e o público de todo o mundo.

Já na questão esportiva, Paris será o palco de quatro novas modalidades: Breaking, Escalada Esportiva, Canoagem Slalom e Skate Park Feminino. Inclusive, a participação feminina nos jogos olímpicos deste ano será a maior em 100 anos.

TOCHA OLÍMPICA
A largada para a primeira e mais longa maratona da 34ª edição do evento foi dada ontem, na Grécia, com o acendimento da tocha e o início da jornada até a França. O palco da tradicional cerimônia foi o Templo de Hera, em Olímpia, cidade considerada o berço das disputas da Antiguidade e inspiração para o nome da maior celebração do esporte mundial. O revezamento no país grego terminará em 26 de abril, na capital da Grécia, Atenas. A tocha embarca rumo à França em 27 de abril, a bordo do veleiro centenário Belém.