DIARIO ESPORTIVO » Olho no Brasileiro

por Beto Lago
betolagoipojuca@gmail.com

Publicação: 16/04/2024 03:00

Pouco menos de uma semana para o início das Séries B e C. Não será nada fácil para Sport e Náutico, nossos representantes nestes Brasileiros. Na Segundona, o Leão encara clubes que tiveram bons inícios de temporadas. Assim como o Sport, Ceará, CRB e Paysandu foram campeões estaduais. E o Papão ainda está na final da Copa Verde. Brusque, Santos e Vila Nova/GO foram vices, com bons desempenhos. Novorizontino chegou nas semifinais do Paulista, assim como Coritiba e Operário/PR no Paranaense, América/MG no Mineiro e o Avaí no Catarinense. Mesmo eliminado nas quartas, o Goiás vem reforçando bem seu elenco. Outros, com tradição, podem surpreender, como Ponte Preta, Chapecoense e Guarani. E o Náutico na Terceira Divisão? Nada de moleza. O Confiança será o único campeão estadual na Terceirona. O Remo perdeu duas vezes seguidas para o Paysandu – o título estadual e a vaga na decisão da Copa Verde. O Sampaio Corrêa joga, hoje, a primeira partida da final do Maranhense. E atenção para clubes como ABC, Botafogo/PB, CSA, Figueirense, Ferroviário/CE, Londrina, São Bernardo, Tombense, Volta Redonda, que podem ter perdidos algumas peças após os Estaduais, mas estão se reforçando. Pelo que temos até agora, o Sport tem time para brigar por título na Série B. A preocupação maior é com o Náutico. Ainda precisa de reforços e não vi sinal de dispensa de quem não deu certo. Só espero que as próximas contratações não sejam mais de apostas. A margem de erro para o Alvirrubro é bem pequena.

Arbitragem
Alguns dos grandes clubes estão chegando muito forte para a disputa do Brasileiro da Série A. Além dos elencos fortes, bons treinadores e força nas arquibancadas, também contam com a “boa ajuda” da arbitragem. Quem ganha no “Brasileiro da Ajuda do Apito”?

Clube formador
A CBF apresentou o número de clubes formadores no futebol brasileiro. São apenas 54 clubes, dos mais de 850 existentes no País. No Nordeste são sete: dois na Bahia (Bahia e Bahia de Feira), dois no Ceará (Ceará e Fortaleza) e três em Pernambuco (Sport, Náutico e Retrô).

Copa do Brasil
Amanhã, teremos o sorteio dos jogos da terceira fase da Copa do Brasil. O Sport está no Pote 2 e pode encarar uma das equipes que estão disputando a Libertadores. Ou pegar, novamente, o Ceará, que também será adversário na Série B. Lembrando que serão duas partidas e o clube que avançar para a oitavas de final garante mais R$ 3,465 milhões na conta.

Rivalidade no Pará
Remo e Paysandu jogaram 775 partidas em toda a sua história (isso sem contar as partidas do Torneio Início). Foram 268 vitórias do Leão Azul, 243 do Papão e 264 empates. O Paysandu marcou 979 gols, um a menos que o Remo. Que rivalidade!