Retorno marcado Com as obras a todo vapor, o Sport deve voltar a jogar na Ilha do Retiro a partir de agosto. Parte elétrica, iluminação, gramado e drenagem são as principais mudanças

HAIM FERREIRA

Publicação: 15/04/2024 03:00

O Sport vem jogando na Arena de Pernambuco desde o início da temporada. Até o momento, a média de 19.251 torcedores por partida vem mostrando que o estádio de São Lourenço da Mata vem cumprindo bem o seu papel de “casa temporária”. Porém, nenhum rubro-negro esconde a saudade da Ilha do Retiro, que passa por uma ampla reforma no seu gramado e na parte elétrica. A ansiedade pelo retorno, no entanto, já começa a ganhar contornos de realidade. De acordo com o presidente Yuri Romão, a expectativa é que as reformas acabem no início de agosto e que o time já possa voltar a jogar no Adelmar da Costa Carvalho no segundo semestre.

As obras, que haviam sido paralisadas durante o período de julgamento do STJD, foram retomadas na última quarta-feira (10). Todo o antigo gramado já foi removido, assim como todo o antigo sistema de drenagem. O campo agora está na fase de terraplanagem, para então ser implantado um novo sistema de escoamento da água, além da grama tipo bermuda celebration, o mesmo do Maracanã e Mineirão, por exemplo.

Também nesta semana, o Sport assinou contrato com a empresa que fará troca de todo o sistema de iluminação da Ilha do Retiro, que passará a ser de LED, substituindo as lâmpadas de vapor metálico.

“Será instalada uma automação para show de luzes. Dessa forma os refletores poderão ser acesos em simetria com música e interação com o público, o que é ideal para grandes jogos ou espetáculos musicais”, disse Paulo César, gerente de canais da Silcon Energy, empresa que fará o serviço.

Por fim, a última etapa da reforma do Adelmar da Costa Carvalho será a troca de toda a fiação do estádio. Com alguns setores com tubulações de ferro, vários curto-circuitos aconteceram nos últimos anos no local, devido à falta de uma manutenção mais específica.

FEMININO
Na estreia do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2, o Sport goleou o JC FC por 4 a 1, ontem. O jogo foi realizado no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara. Ísis marcou três vezes. Pereirinha fechou o placar pelo lado pernambucano. Pelo lado das amazonenses, Isabelle fez o gol de honra.