Mais uma Copa aqui! Com a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, Pernambuco vai receber partidas, assim como ocorreu em 1950 e 2014

Publicação: 18/05/2024 03:00

Escolhido na madrugada da última sexta-feira (17) como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, o Brasil terá três anos para deixar estádios e estrutura prontos para receber as 32 seleções que vão disputar a competição. O país venceu a concorrência com a candidatura conjunta da Bélgica, Países Baixos e Alemanha na votação do Congresso anual da Fifa, que aconteceu na Tailândia.

Uma vantagem é que todos os 10 estádios que serão utilizados foram palcos da Copa do Mundo em 2014: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Arena Amazonas (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília). Do Mundial  Masculino, apenas a Arena das Dunas (Natal) e Arena da Baixada (Curitiba) ficaram de fora.

Essa será a terceira vez que Pernambuco será palco de jogos da Copa do Mundo. A primeira foi em 1950 (Ilha do Retiro),  depois em 2014 e agora em 2027, as duas últimas na Arena de PE.

“E um dia histórico para o futebol pernambucano e brasileiro. A conquista da sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 é um marco que nos enche de orgulho e responsabilidade. Estamos prontos para receber o mundo e fazer deste evento um grande sucesso”, afirmou Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol.

A previsão inicial pelo planejamento apresentado na candidatura brasileira é que o estado receba sete partidas na Copa do Mundo feminina. Serão cinco jogos na fase de grupos, um nas oitavas de finais e um nas quartas de finais. Mas a decisão pelo números de partidas oficiais ainda será definida pela Fifa.

Todos os estádios para a Copa do Mundo terão menos torcedores do que a capacidade total. O estádio com menor redução será o Maracanã, que cairá de 73.139 para 72.689 presentes. A Arena de Pernambuco, que possui capacidade de 45.440, será reduzida para 22.286 torcedores.

A Arena de Pernambuco também já sinalizou que vai investir em melhorias na tecnologia  do equipamento. Lembrando que no Estadual deste ano, tivemos o VAR demorando 14 minutos para dar a setença em um gol do Sport na semifinal contra o Santa Cruz. De acordo com a FPF, o problema foi a internet do estádio. A mobilidade, principalmente na BR-232, também é um ponto a ser melhorado para receber um evento deste porte.

A COPA

Assim como em 2023, na Austrália e Nova Zelândia (1,4 milhão de torcedores compareceram), 32 equipes vão disputar a Copa. A arrecadação da última edição foi recorde: US$ 570 milhões (R$ 2,9 bilhões).

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, afirmou que a decisão da Fifa é uma “vitória para o futebol latino-americano e para o futebol feminino na América Latina”.

Os delegados da entidade que rege o futebol mundial escolheram o Brasil por 119 votos a 78.

(AFP e Redação).