DIARIO ESPORTIVO » Afastar os fantasmas

por Beto Lago
betolagoipojuca@gmail.com

Publicação: 29/06/2024 03:00

A derrota do Sport para o Novorizontino trouxe alguns fantasmas que estavam adormecidos, após a sequência de duas vitórias e um empate. Fora do G4, o placar negativo fez muitos torcedores relembrar o desempenho do time leonino na reta final do Brasileiro do ano passado. Por conta de um ponto, o Leão não conquistou o acesso. Na reta final, em pelo menos doze partidas, o rendimento do time então comandado por Enderson Moreira caiu de um jeito espantoso. O que chegou a ser chamado de “melhor ataque do Planeta” foi ruindo a cada rodada. Um dos problemas foi a falta de qualidade na reposição do grupo, na segunda janela de transferência. Mesmo antes desta janela ser aberta neste ano (dia 10 de julho), as complicações com o elenco assombram o dia a dia dos torcedores. Quando entrou na reta final do Estadual, o técnico Mariano Soso tinha um time titular que todos conheciam de cor e salteado, com três ou quatro no banco para dar conta de qualquer problema. Com as saídas de Pedro Lima e Alan Ruiz, o longo tempo dos atletas no DM e a queda de futebol de outros, ficou claro que o Sport terá que acertar ao máximo nas contratações. Neste sábado, o duelo será contra o Botafogo/SP, em Ribeirão Preto, e é jogar para buscar os três pontos. Mesmo com desfalques importantes (como Rafael Thyere e Romarinho), é vencer para, quem sabe, retornar a parte de cima da tabela. Mas, principalmente, apagar o fraco futebol dos últimos jogos (mesmo nas vitórias magras em cima de Paysandu e Mirassol). E imprescindível: torcer para que Soso faça o simples, sem “pardalização” na escalação.

Ivan Brondi e Homero Lacerda
Duas novidades para a literatura esportiva. No dia 9, na loja Timbushop, na sede do Náutico, estarei lançando ao lado do jornalista Clauber Santana o terceiro livro da Editora Torcida, “Ivan Brondi - A Trajetória de Um Ídolo”. Uma biografia deste craque dos gramados, presentes em toda conquista do Hexa. Já no dia 25, na sede do Sport, às 18h, ao lado dos jornalistas Claudemir Gomes e Humberto Araújo, traremos o livro “Coração de Leão – Homero Lacerda”, uma narrativa das passagens vitoriosas do ex-presidente pelo clube.

O Jogo do Ano
O Náutico fará nesta segunda, nos Aflitos, seu jogo mais importante do ano. O Timbu não pode pensar em tropeço contra o Confiança, comandado por Mazola Júnior. Primeiro, o torcedor tem que ficar atento e ligar o secador nos jogos do final de semana, para que o Timbu não caia na tabela. Não pode existir tropeço contra os sergipanos.

Seleção Brasileira
A goleada do Brasil no Paraguai serviu para tirar a pressão das costas de Dorival Júnior e equipe. Vitória em cima de um adversário bem melhor que a Costa Rica. Ainda não vimos um time com força no conjunto. Prevaleceu o individual. Gostei da personalidade de Paquetá e as defesas de Alisson. Vini Jr. fez gols, boas jogadas e provocou os adversários. Lembrou Neymar quando vai pra cima dos zagueiros, com firulas e dribles.