PAZ NO FUTEBOL » Soluções para combater a violência

CAIO ANTUNES

Publicação: 13/07/2024 03:00

O primeiro Fórum Global Paz no Futebol – Violência e Racismo Dentro e Fora das Quatro Linhas - foi realizado na última sexta-feira (12) no Recife. O evento ocorreu no Cais do Sertão, no Marco Zero, área central da capital pernambucana, e reuniu grandes personalidades nacionais para debater e palestrar sobre a violência, racismo e outros temas relevantes.

Dentre os principais debatedores, tivemos a presença do presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, do ex-atleta e comentarista Danny Morais, entre outras personalidades futebolísticas. Colunistas do Diario de Pernambuco, Léo Medrado e Beto Lago participaram como mediadores.

Um dos palestrantes, o ex-árbitro Wallace Valente, buscou contextualizar a violência e propor possíveis soluções para sua diminuição no contexto futebolístico, descrevendo questão como um grande problema que precisa ser enfrentado e propondo um projeto com concretas soluções.

“Eu quero propor aos dirigentes de clubes e federações para que a gente faça o que tem que ser feito. Vamos dar um grande exemplo para o Brasil e para o mundo, se pegarmos o produto que nós temos e através dele estimular a paz. Aqui eu proponho um “Campeonato da Paz 2025”, promovendo harmonia entre os torcedores em todo o território nacional” explicou o ex-árbitro.

Também participaram do Fórum o sociólogo Maurício Murad, o jornalista especializado em direito esportivo Andrei Kampff, a ex-delegada Claudia Molina e o advogado Osvaldo Sestário.