DIARIO ESPORTIVO » Ilha do Sol

por Léo Medrado
leomedrado@cbnrecife.com
@leomedradope

Publicação: 07/10/2024 03:00

Não me lembro bem o ano. Foi no final da década de 70. Fui assistir a um amistoso na Ilha entre Sport x Porto de Portugal. Era uma noite em que estava sendo inaugurada uma nova iluminação no estádio e o que mais me marcou foi a cor azul cintilante, viva, da camisa dos portugueses, ressaltada pela espetacular (na época) claridade do estádio à noite. Nem me lembro do placar, mas não esqueço a luminosidade e a sensação de assistir, à noite, a um jogo que parecia acontecer de dia. Décadas depois, farei questão de voltar à Ilha do Sol. Hoje, nos sentiremos modernos. Modernizados. Entraremos no primeiro escalão. No primeiro mundo. No mundo dos LEDs. Cuidado, torcedor, pra não incorrer no meu erro àquela época. Lembre-se de torcer. De incentivar. Uma vitória será preponderante pro acesso. Não me lembro do jogo. Sequer do placar. Recordo-me apenas da luz. Do sol da noite. Da Ilha do Sol. Também... era criança!
 
E agora, Pepa?
Tá na hora de separar os homens das crianças. Tirem as crianças da sala. Começam efetivamente as dez decisões. Operação “Erro Zero”! Com a vitória do Mirassol sobre o Vila, sábado, o Sport desceu uma posição. Está em 4º com 2 pontos de vantagem pro adversário de hoje. E entre os dois existem ainda duas outras equipes: América-MG e Vila Nova. Será ponto a ponto. E o time? A escalação para hoje. Barletta ou Wellington? Ou os dois, saindo Titi Ortiz? E na cabeça de área? Julian Fernandez ou Felipe? Escolha bem, Pepa. As minhas, já fiz. Caíque, Carius, Thyere, Chico e Dalbert; Julian, Fabrício e Ortiz; Lucas, Zé Roberto e Wellington. Ah! Uma ressalva... Coutinho voltará à titularidade mais cedo do que se espera.
 
Futebol & Urnas

Qual o tamanho da força do maior esporte do planeta? Do que ele é capaz? Unir povos. Acabar guerras. Eleger desportistas. Hã? Como assim?? Isso mesmo. De Romário a  Eurico. Do Senado à Câmara Federal o futebol mostra o seu poder. Vários outros exemplos. Reinaldo, João Leite, Piazza, Nelinho, em Minas, Robgol, no Pará, Roberto Dinamite, no Rio, Danrley, no Rio Grande do Sul, Bobô, na Bahia. Aqui em Pernambuco, Aristófanes de Andrade, Vanildo Ayres, Zé Neves, André Campos, Homero Lacerda, Luciano Bivar, Fred Oliveira. Todos já foram eleitos. Mas houve dissabores. Fred Domingos, Edno Melo, Kuki, Carlinhos Bala, Dário. É amigos. Não basta só um rostinho bonito...
 
Don’t cry for me...
...Argentina! Coisa ruim a gente barra de pequeno. Deixa crescer não. A Argentina tava se achando no futsal! “Pia só”. O nosso futebol de salão. É como se a gente se amostrasse no Rugby. Baixa a bola, hermanos. A primeira final de mundial em todos os esportes é brasileira. Cresçam e apareçam albicelestes!