Sport: é tudo ou nada na última rodada da Série B Quatro times estão na luta pelas três vagas restantes na elite nacional, mas o Leão está em desvantagem em relação a Mirassol, Novorizontino e Ceará

PAULO MOTA

Publicação: 20/11/2024 03:00

A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (24), colocará em disputa três vagas na elite nacional de 2025. Na quinta colocação, o Sport vai para a última rodada da Segundona não dependendo apenas de si para conseguir o acesso à elite nacional. No entanto, a matemática não deixa dúvidas: qualquer deslize dos adversários - Mirassol, Novorizontino ou Ceará - pode custar caro e é o que mais o Leão quer que aconteça.

O rubro-negro enfrenta um cenário de tudo ou nada na última rodada da Série B. Para conquistar uma vaga na Série A, o Leão (63 pontos) precisa vencer o já campeão Santos na Ilha do Retiro. Desta maneira, terá que torcer para que pelo menos um dos seus três concorrentes diretos — Mirassol, Novorizontino ou Ceará — não vençam seus respectivos jogos.

O Ceará conquistou uma vitória importante sobre o América-MG por 1 a 0 no Castelão, garantindo o retorno ao G-4. Com esse resultado, o Vozão assumiu a quarta colocação, com 63 pontos, ultrapassando o Leão, que caiu para o quinto lugar na tabela - também tem 63, mas uma vitória a menos do que os alvinegros.

Por isso, o Leão precisa que o Vozão ao menos empate com o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas. Ou então, que o Mirassol (2º, com 64 pontos) ao menos empate em casa com  a Chapecoense. Ou então, que o Novorizontino (3º, com 64) não ganhe do Goiás fora de casa.

EMPATE
Além da vitória, o Sport ainda mantém chances de acesso com um empate diante do Santos. Nesse caso, seria necessária uma derrota de Mirassol, Novorizontino ou Ceará.

CONFRONTOS
O problema é que os adversários dos rivais diretos do Sport na última rodada não têm mais grandes aspirações na competição. O Mirassol recebe a Chapecoense no Maião, com os catarinenses livres do rebaixamento. O Novorizontino enfrenta o Goiás, em Goiânia, equipe que já não briga por nada. Enquanto isso, o Ceará encara o rebaixado Guarani no Brinco de Ouro, em Campinas.