Tabela do Estadual já gera críticas Petrolina reclamou publicamente, uma vez que vai jogar quatro vezes fora de casa nas cinco primeiras rodadas, incluindo Náutico e Santa Cruz logo de cara

MARCOS LEANDRO E PAULO MOTA

Publicação: 05/12/2024 03:00

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou a tabela do Campeonato Pernambucano de 2025. A competição começa no dia 11 de janeiro e segue até o final de março. Dez clubes vão disputar o certame: Sport, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Central, Afogados, Maguary, Petrolina, Jaguar e Decisão. O Leão é o atual bicampeão.

A 1ª rodada tem os seguintes jogos  no sábado (11/1): Decisão x Santa Cruz, às 16h30; Afogados x Sport, às 18h30; e Central x Jaguar, às 20h30. Já no domingo (12/1) tem Retrô x Maguary, às 15h; e Náutico x Petrolina, às 17h. Veja todos os jogos no site do Diario de Pernambuco.

Por falar na Fera Sertaneja, o clube já reclamou publicamente, uma vez que faz quatro dos cinco primeiros jogos fora de casa, sendo o segundo diante do Santa Cruz, após a estreia contra o Náutico.

“É inaceitável a conduta da Federação contra o time do Petrolina, prejudicando todo planejamento do clube que jogaria num domingo (12) em Recife e voltaria a campo quatro dias depois na mesma cidade, fazendo com que a equipe tenha que ficar hospedada na capital, elevando o custo com hospedagem, transporte e alimentação, sem contar com a dificuldade de treinamento em outra cidade”, disse o Petrolina.

Os clubes do interior, aliás,  receberão pelo menos um dos times do Trio de Ferro (Sport, Náutico e Santa Cruz) em seus estádios.   Já a última rodada foi organizada para ser disputada integralmente fora da capital, devido ao período carnavalesco.

REGULAMENTO
Na primeira fase, todos disputarão partidas únicas entre si. Os dois mais bem colocados avançam diretamente para as semifinais, enquanto os times do 3º ao 6º lugar disputarão a segunda fase em confrontos eliminatórios. O clube que terminar na 7ª posição garantirá a permanência na Série A em 2026. Já os três últimos colocados (8º, 9º e 10º) serão rebaixados para a Série A2 em 2026.

O Campeonato Pernambucano oferecerá três vagas para a Copa do Brasil de 2026, duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro e uma para Copa do Nordeste.

CLÁSSICOS
Os aguardados clássicos foram programados para os finais de semana. Na 4ª rodada, no dia 25 de janeiro, o Náutico enfrenta o Santa Cruz nos Aflitos, às 16h30. Na 6ª rodada, o Santa Cruz recebe o Sport no Arruda, no dia 1º de fevereiro, às 16h30. Já na 8ª rodada, no dia 15 de fevereiro, o Sport recebe o Náutico na Ilha do Retiro, às 16h30. Lembrando que o Leão, atual bicampeão, vai jogar as três primeiras rodadas com um time alternativo.

O Campeonato Pernambucano do próximo ano será transmitido pelos canais Globo, Goat e pela TV FPF.