SANTA CRUZ » SAF é a saída, diz estudo

HAIM FERREIRA

Publicação: 02/01/2025 03:00

O Santa Cruz divulgou um estudo detalhado sobre sua situação financeira, realizado pela consultoria Alvarez&Marsal. A análise, que durou 90 dias, concluiu que a constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é fundamental para a sustentabilidade e o crescimento do clube.

De acordo com o balanço financeiro de 2023, os tricolores possuem uma dívida total de R$ 305 milhões, o que representa mais de 17 vezes sua receita anual. Atualmente, o clube encontra-se em recuperação judicial, buscando negociar com os credores e encontrar uma forma de pagamento que seja viável.

A Alvarez&Marsal simulou diversos cenários de investimento para a SAF tricolor e concluiu que os ativos do clube não são suficientes para quitar a dívida. A entrada de novos recursos seria fundamental para amortizar os débitos e tornar o Santa Cruz mais atrativo para investidores.

A consultoria ressaltou que os investimentos na SAF poderiam ser direcionados prioritariamente ao pagamento de credores, gerando retorno a médio prazo através do sucesso esportivo, do desenvolvimento das categorias de base e do engajamento dos torcedores. Esses fatores impulsionariam a valorização da marca e o aumento da receita do clube.

O Santa Cruz vai agora seguir analisando as propostas dos grupos de investidores.