A nova cara do Santa Cruz Após frustração na Copa do Nordeste, Tricolor emplaca ótima campanha no Estadual e vive momento de transformação com SAF e reforços badalados

PAULO MOTA

Publicação: 18/02/2025 03:00

Embora a temporada tenha começado de forma turbulenta - com sensação de “ano novo, velhos problemas” após a eliminação para o Treze (PB) no Arruda na Pré-Copa do Nordeste, o Santa Cruz passou a viver um momento de completa transformação. A chegada da Sociedade Anônima do Futebol (SAF, a boa campanha no Campeonato Pernambucano e as contratações pontuais demonstram que o Tricolor está no caminho certo em 2025. Vale a pena lembrar que os corais só jogaram até março no ano passado.

A torcida, que sofreu com o início do ano, agora vê com otimismo o futuro do clube, que busca voltar a ser uma grande força no futebol brasileiro. O objetivo principal segue sendo o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Ainda é um grande desafio, mas a virada de chave dentro e fora de campo é inegável. Prova disso, é que dentro do estádio quanto nas ruas, os tricolores demonstram total apoio.

SAF
A assinatura da proposta vinculante da SAF, no dia 13 de janeiro, se tornou um marco histórico para o Santa Cruz. A venda de 90% das ações para investidores mineiros por R$ 1 bilhão trouxe alívio financeiro e uma nova perspectiva para o futuro do clube. O carisma criado entre os novos investidores e a torcida foi instantâneo, com o grupo sendo carinhosamente apelidado de “painho”. Antes mesmo de assumirem oficialmente, esses investidores já começaram a melhorar a estrutura do clube - assumindo os custos da implementação da biometria facial e reforçar o elenco com novos jogadores.

ESTADUAL
No campo, o time sob comando do técnico Itamar Schülle tem mostrado resiliência no Campeonato Pernambucano. Com 19 pontos de 24 possíveis, o Santa Cruz lidera o Estadual e tem se mostrado uma equipe competitiva, derrotando times de divisões superiores, como o Sport (Série A) e o Retrô (Série C). Apesar de críticas à arbitragem em jogos contra o Decisão e o Náutico, onde o Tricolor não venceu, a equipe tem mostrado um bom desempenho, principalmente em relação à estabilidade tática e coletiva.

REFORÇO DE PESO
Um dos grandes reforços para o Santa Cruz foi a chegada de Thiago Galhardo (ex-Internacional, Ceará, Fortaleza, Vaco e Goiás), que promete trazer mais qualidade ao ataque e fortalecer ainda mais a equipe ao longo da temporada. Este reforço simboliza a intenção do clube de melhorar suas peças e continuar sua caminhada rumo a conquistas maiores como o título do Estadual, que não vem desde 2016 e o acesso à Série C.

COMPETIÇÕES NACIONAIS
A recente vitória sobre o Central por 2 a 1 no domingo (16) colocou o Santa Cruz perto de conquistar uma vaga na Copa do Brasil de 2026, algo que não ocorre desde 2023. São três vagas na competição nacional, sendo duas para o campeão e vice e uma extra para o semifinalista eliminado com melhor campanha na 1ª fase.

Mesmo com a missão de subir para a Série C, caso não consiga o acesso este ano, o Tricolor do Arruda também está muito perto de garantir a vaga na Série D 2026 - dois melhores, tirando Sport, Náutico e Retrô. Vale lembrar, que no ano passado, a Cobra Coral ficou sem disputar competições nacionais, o que foi considerado um dos piores anos de sua história centenária.