LUCAS VALLE
Publicação: 15/03/2025 03:00
![]() | |
Diógenes Moraes arbitrou grandes lutas no estado |
Diógenes Moraes também atuou como árbitro em grandes lutas em Pernambuco, no famoso programa líder de audiência da década de 60, TV Ringue Torre, transmitido pela TV Jornal do Commercio, que exibia grandes lutas de vale-tudo. O mestre, inclusive, era um dos organizadores do programa, mais tarde ficando conhecido como o “Dana White do Nordeste”, em alusão ao atual presidente do Ultimate Fighting Championship e homem forte da indústria do MMA.
Arbitrou lutas de grandes personalidades das artes marciais da época, como Éder Jofre, considerado o maior boxeador peso-galo de todos os tempos e o maior boxeador da história do Brasil. O sensei também participou da arbitragem da famosa luta dos anos 60 entre o paraibano Ivan Gomes e Carlson Gracie, maior nome do vale-tudo brasileiro naquela década. A luta terminou empatada, mas o próprio Carlson afirmou que foi uma das melhores de sua carreira.
O COMEÇO
Em entrevista ao canal Padial TV, no YouTube, em 2022, Diógenes Moraes explicou como se iniciou sua trajetória com o jiu-jitsu e o judô no estado de Pernambuco.
“Em 1956, passei a ensinar jiu-jitsu para as entidades militares do estado. Ensinei a parte de defesa pessoal em várias entidades militares, como academia de polícia, marinha e fuzileiros navais”, comentou.