DIARIO ESPORTIVO » Teimosia

por Beto Lago
betolagoipojuca@gmail.com

Publicação: 24/04/2025 03:00

Pegando o mote do programa Léo Medrado & Traíras, de ontem, no YouTube, vou opinar sobre as teimosias dos treinadores nos clubes brasileiros. Sempre vi que o futebol é um esporte que exige não apenas talento e habilidade dos atletas, mas também uma gestão eficaz e estratégica por parte dos treinadores. O sucesso de uma equipe depende de muitos fatores, incluindo a escolha da tática, a formação dos jogadores e a capacidade de adaptação às circunstâncias do jogo. Porém, um fator que pode, ao meu ver, se tornar prejudicial ao desempenho de uma equipe é a teimosia de um treinador em aderir rigidamente a suas próprias ideias, esquemas táticos ou preferências por jogadores. Essa resistência à mudança pode comprometer o trabalho e, consequentemente, os resultados obtidos pela equipe. Entendo que o futebol é um esporte dinâmico e em constante evolução. O que funcionou em uma partida pode não surtir efeito na seguinte, especialmente quando se considera as características dos adversários e as condições do jogo. Quando um treinador se agarra a uma tática ou formação específica, corre o risco de ser previsível, permitindo que o adversário estude o seu jogo e encontre maneiras de neutralizá-lo. Além disso, a teimosia em manter um jogador em campo, mesmo quando este apresenta baixo desempenho, pode ser um erro estratégico. Cada atleta tem suas qualidades, mas também suas limitações. Um treinador que insiste em escalar um jogador por questões pessoais ou por uma crença infundada em suas capacidades, mesmo que o atleta esteja longe de seu potencial, pode prejudicar não apenas o desempenho individual, mas também o coletivo.
 
E como fica o vestiário?

Com o descontentamento entre outros jogadores começa a vir o sentimento de injustiça, se perde a motivação e acaba afetando o clima no vestiário. Não é raro ter equipes que caem de rendimento em competições por não aceitarem as mudanças ou a insistência em se manter no mesmo caminho. A harmonia e a confiança entre os membros da equipe são cruciais para o sucesso.
 
Aceitar o novo

Treinadores precisam aceitar às inovações táticas ou novas ideias que surgem. Quando se mantém presos a esquemas tradicionais podem perder vantagem competitiva em relação a adversários que adotam métodos mais modernos e eficazes. Aceitar novas tendências, utilizar dados estatísticos e ter bons analistas de desempenhos são fundamentais. Hoje, o futebol valoriza não apenas a intuição, mas também a ciência por trás do esporte.
 
Ser um líder

Ressalto que a confiança na própria visão e na escolha dos atletas é parte do processo de um treinador. Sem ultrapassar a linha da razoabilidade. Aqui, será preciso calçar as sandálias da humildade. A flexibilidade, a capacidade de adaptação e a disposição para ouvir, aprender e mudar são essenciais para um treinador que busca o sucesso. O futebol é um jogo de equipe, e cada decisão deve levar em consideração o bem coletivo.