Brasil leva virada e perde a final da Liga das Nações
Time brasileiro venceu o primeiro set, mas acabou perdendo por 3 a 1 para a toda poderosa Itália. Na disputa de terceiro lugar, a anfitriã Polônia bateu as japonesas
Publicação: 28/07/2025 03:00
![]() | |
Esse é o terceiro vice-campeonato do Brasil na disputa |
A seleção brasileira buscava um título inédito e iguala os vice-campeonatos de 2019, 2021 e 2022 em sete edições da Liga das Nações. A maior pontuadora do Brasil foi a capitã Gabi, com 15. As italianas Sylla e Antropova terminaram com 16 e 17 pontos, respectivamente.
O Brasil começou a decisão bem consistente no saque e aproveitou erros das italianas para abrir 8 a 4. As europeias, porém, conseguiram aumentar o volume de jogo, viraram o placar e colocaram 2 pontos de vantagem no meio do set (15 a 13). Em um momento de desequilíbrio italiano, o Brasil acelerou e fechou o primeiro set em 25 a 22.
Foi a primeira vez que a Itália cedeu um set desde 12 de julho, na penúltima partida na fase de classificação da Liga das Nações, contra a Turquia. Desde então, enfileirou três triunfos por 3 sets a 0, contra Holanda, Estados Unidos e Polônia.
O Brasil fez o primeiro ponto do segundo set, mas depois a eficiência caiu muito e o jogo foi dominado pelas italianas, que chegaram a abrir 9 pontos de vantagem. Com folga no placar, as italianas não tiveram dificuldade para marcar 25 a 18 e empatar a partida em 1 set a 1.
As italianas conseguiram manter o embalo no início do terceiro set, aproveitando a dificuldade das brasileiras em definir os pontos. A Itália virou o jogo com 25 a 22, com a definição de Antropova, responsável por sete pontos na parcial.
No final do terceiro set, Zé Roberto colocou a oposto canhota Kizy em quadra. Ela entrou bem e permaneceu no jogo na quarta parcial. As equipes foram trocando pontos até que a Itália conseguiu abrir 15 a 13 e depois permaneceu na frente do placar até fechar o jogo em 25 a 22 e conquistar o tricampeonato e se igualar aos Estados Unidos como maior vencedor da Liga das Nações feminina.
TERCEIRO LUGAR
Um dia depois de ser totalmente dominada pela Itália, a Polônia voltou à quadra da Atlas Arena para conquistar a medalha de bronze da Liga das Nações. A seleção da casa venceu o Japão por 3 sets a 1 (25/15, 24/26, 25/16 e 25/23) e terminou com a medalha de bronze pela terceira vez seguida.
Magdalena Stysiak liderou o ataque polonês na disputa pela medalha de bronze, com 18 pontos. (Estadão Conteúdo)