Entre tapas e beijos: a relação Juba x Sport
Após dois anos, Luciano Juba vai voltar a pisar na Ilha do Retiro. Desta vez, vestindo a camisa do Bahia. Revelado pelo Sport, o atleta teve saída conturbada
GABRIEL FARIAS
Publicação: 01/08/2025 03:00
![]() | |
Juba saiu do Sport sem compensação financeira e hoje é peça importante no esquema do Bahia |
A última vez em que o camisa 46 atuou na Ilha foi em 25 de agosto de 2023, na derrota por 2 a 1 contra o Ituano, diante de mais de 19 mil torcedores, pela 25ª rodada da Série B. Nove dias depois, ele já aparecia com a camisa do Bahia, em uma transferência silenciosa, mas impactante, entre rivais regionais.
O desfecho gerou críticas por parte da torcida leonina, que viu seu então principal jogador trocar o clube por um adversário direto, sem compensação financeira. Ao se despedir do Leão, recebendo vaias por parte da torcida, Juba resumiu o sentimento: “Saio feliz por tudo que vivi. Foram muitos momentos difíceis. Mas futebol é assim mesmo. Agora é dar sequência no trabalho ao novo clube.”
TRAJETÓRIA
Natural de Serra Talhada, Juba chegou ao Sport em 2018, ainda nas categorias de base, após passar pelo time de sua cidade natal. Subiu ao profissional em 2020, disputando jogos da Série A. Em 2021, foi emprestado ao Confiança para ganhar rodagem. Lá, marcou seu primeiro gol como profissional, retornando mais maduro ao Recife.
Em 2022 e 2023 começou a ganhar protagonismo no Leão. Foram 156 jogos pelo Sport, com 31 gols e 31 assistências, um legado que ainda ecoa na memória dos torcedores.
Além da saída sem compensação financeira para o Rubro-negro, a torcida leonina ficou ainda mais na bronca com o atleta na sua chegada ao Bahia.
Em vídeo divulgado pelo Esquadrão, uma caixa estampava “Destino: maior do Nordeste”, e uma fala final destacava que a “encomenda era de Primeira” — uma alusão direta à disputa da Série A pelo Bahia. Durante a apresentação, ao se referir ao Rubro-Negro, Juba se limitou a dizer “meu ex-time”.