Associação lança cartilha que trata de erro médico
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500 exemplares traz orientações para pacientes e parentes de vítimas de imprudência
e imperícia
Publicação: 13/08/2014 03:00
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Urbaneide, irmã de paciente que morreu, reclama de excesso de burocracia |
Ontem, para marcar o surgimento da entidade, os associados lançaram uma cartilha com orientações sobre erros médicos. Inicialmente, foram impressos 500 exemplares. O lançamento da cartilha Erro médico, não deixe passar em branco, denuncie aconteceu na Câmara Municipal de Olinda.
As entidades médicas de Pernambuco, como o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), não informam quantos médicos respondem por imprudência, imperícia ou negligência no estado. No Brasil, o número de profissionais que respondem da Justiça por erro cresceu nos últimos anos. Subiu de 4 para 7%, ou seja, 28 mil médicos, o total de processados no país entre 2000 e 2012, de acordo com um levantamento feito pelo advogado Raul Canal, especialista em direito médico.
Para a pedagoga Urbaneide Beltrão, 55, irmã de Urbânia, além da dor por perder um parente, os familiares de vítimas de erro médico enfrentam muita burocracia. “Além de promover um trabalho educativo que vamos realizar com panfletagem e caminhadas, a associação orienta as vítimas de erro médico com relação aos seus direitos”, pontuou.
Cerca de 100 pessoas, da Região Metropolitana do Recife, já estão associadas. As histórias dos pacientes são contadas no blog (www.asvem-pe.blogspot.com.br) da Asvem-PE, onde há um link para uma petição criada pela entidade. “Lutamos pela criação de uma vara judicial especializada em ações relacionadas à saúde”, explicou Urbaneide.
Saiba mais
Participe ativamente de todas as etapas do tratamento
Após um diagnóstico, procure uma segunda opinião
Certifique-se de que seu médico ouviu tudo que você relatou, com relação à alimentação e aos medicamentos, por exemplo
Nunca deixe de informar a seu médico sobre alergias e efeitos colaterais de medicamentos utilizados
Leia com atenção a prescrição médica e verifique se ela está legível
Peça informações sobre a finalidade de cada medicação, o tempo de uso e horários
Ao receber alta hospitalar, solicite explicação sobre os próximos passos do tratamento
Certifique-se de que todos os médicos envolvidos em seu tratamento têm informações sobre o seu estado de saúde
Indique um familiar ou pessoa de confiança para conversar com os médicos e ter acesso ao seu prontuário
Leia atenciosamente os dados da internação e os termos de responsabilidade