Igarassu quer crescer e aparecer Geralmente visitada por grupos escolares e turistas em trânsito para outros destinos, cidade busca valorizar seu patrimônio histórico e chamar atenção

REBECA SILVA
rebecasilva.pe@dabr.com.br

Publicação: 17/08/2014 03:00

Localizado no caminho do Litoral Norte, município concentra grande atrativo cultural (IVONILDO PEDRO/PREFEITURA DE IGARASSU)
Localizado no caminho do Litoral Norte, município concentra grande atrativo cultural

Igarassu quer deixar de ser um local de passagem para turistas em direção a cidades como Olinda, Itamaracá e João Pessoa, e se tornar um destino turístico propriamente dito. O primeiro passo para atrair mais atenção à rica história da cidade será dado a partir de setembro com a abertura do projeto Preservar Igarassu. A iniciativa prevê a instalação da Casa do Patrimônio, a montagem de uma exposição, a produção de um documentário de 10 minutos e a criação do mapa cultural da cidade.

O projeto se soma à requalificação do Museu Histórico e da Casa do Artesão, previstas para serem iniciadas no fim do ano. O museu terá sua estrutura recuperada, com investimentos de R$ 300 mil do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste. “A Casa do Artesão também será recuperada. A ideia é que o artesão possa receber o turista, produzir no local e vender seu artesanato”, informou o secretário de Patrimônio do município, Jorge Barretto.

Construído em 1675, o prédio da Casa do Patrimônio, na Rua Barbosa Lima, é um dos pontos de destaque no sítio histórico. Antiga correição e aposentadoria, foi lá que o imperador Dom Pedro II almoçou e realizou uma cerimônia de beija-mão em 1859. O edifício, conhecido como Sobrado do Imperador, também já foi biblioteca e Câmara de Vereadores. A sua inauguração, em meados de setembro, será apenas simbólica, porque o prédio já é utilizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cidade também guarda vários marcos da arquitetura barroca portuguesa, como a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, o Convento do Sagrado Coração de Jesus e o Convento de Santo Antônio.

É no sobrado que será montada, no dia 20 de setembro, a exposição Preservar Igarassu. Lá, ficarão 12 painéis com imagens feitas na década de 1920 por Mário Andrade, além de fotografias aéreas da cidade. “Tudo será gratuíto e ficará exposto por um ano. O maracatu Estrela Brilhante, um dos mais antigos do Brasil (fundado em 1825) e o coco de roda terão espaço. Quem for, degustará quitutes da região, como a torta e cachaça manjopina e fritada de aratu”, detalhou a coordenadora do projeto Karine Araújo.

Atualmente, segundo a prefeitura, cerca de nove mil pessoas visitam a pinacoteca por mês e três mil conhecem o museu histórico.

História

Foi fundada em 27 de setembro de 1535, após a vitória dos portugueses sobre os índios Caetés. Sua elevação à categoria, por volta de 1564, de vila promoveu autonimia política, administrativa e econômica ao criar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em 1º de maio de 1632, sob o comando do Cel. Deiderick van Waerdenburch e guiados por Calabar, os holandeses atacam e saqueiam a vila, então a segunda mais importante da Capitania. Em 1935 a cidade de Igarassu foi considerada Monumento Público Estadual, pelo projeto de Lei do então deputado Mário Melo.

Fonte: Portal da Prefeitura de Igarassu

Saiba mais

Alguns monumentos do Mapa Histórico de Igarassu:

Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião

Construída em 1535, por ordem do Capitão Afonso Gonçalves em consagração à vitória sobre os índios Caetés, a igreja é considerada a mais antiga do país. Está localizada no Sítio Histórico. Em 27 de setembro, recebe a Festa de Santos Cosme e Damião. A edificação foi tombada em 1951.

Museu Histórico de Igarassu

O museu está localizado no interior de três casas do século 18 no Largo dos Santos Cosme e Damião, entre a Igreja Matriz e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Foi fundado em 1954 e no seu interior se expõem várias coleções de restos arqueológicos, arte sacra, móveis, selos e documentos.

Capela de São Sebastião

Muito semelhante a estrutura primitiva da Igreja Matriz, a Capela de São Sebastião foi requerida em 1719 pelos oficiais da Câmara. A autorização aconteceu apenas em 1722 e a obra foi concluída em 1735. O templo tem características maneiristas.

Convento de Santo Antônio

Foi construído no fim do século 16 por padres franciscanos. Durante a ocupação holandesa, Em 1846, foi desativado quando era sede do noviciado. Na Revolução Praieira (1848) serviu de quartel para as tropas revolucionárias comandadas pelo coronel Manoel Pereira de Morais e em 1941 é recuperado.

Museu Pinacoteca de Igarassu

Está instalada no antigo dormitório dos noviços do Convento de Santo Antônio. Inaugurada em 1957, guarda em seu interior 24 quadros e painéis dos séculos 17 e 18, destacando os que pertencem à Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião. É um dos pontos mais visitados pelos turistas na cidade.

Convento do Sagrado Coração de Jesus

O Convento do Sagrado Coração de Jesus está localizado no Sítio Histórico, Largo dos Santos Cosme e Damião, perto da Igreja Matriz. Tem um estilo barroco ilustrado nas cinco janelas da Igreja, onde, em seu interior estão guardadas quatro   imagens em tamanho real.