DP+SOCIAL » Ampare luta para levar dignidade às ruas Criado em 2017 por amigos, o grupo cresceu na pandemia e hoje atua de forma estruturada para atender pessoas que estão nessa situação

LARISSA AGUIAR

Publicação: 30/04/2025 03:00

Durante a ação do Banho Solidário, há uma programação especial para as crianças (DIVULGAÇÃO)
Durante a ação do Banho Solidário, há uma programação especial para as crianças

Criado em 2017 por um grupo de amigos do ensino médio com o desejo de fazer a diferença, o Grupo AMPARE é uma iniciativa social em apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com atuação voluntária e sem fins lucrativos, o coletivo já impactou mais de sete mil vidas por meio da distribuição de alimentos, escuta humanizada e ações de acolhimento nas ruas do Recife.

O que nasceu como uma pequena ação para arrecadar roupas e servir um “sopão” se transformou, ao longo dos anos, em um movimento com estrutura organizada e campanhas contínuas. Atualmente, a cada quarta-feira, o grupo realiza uma ronda noturna na Zona Sul da capital, levando em média 100  marmitas, água, café, roupas e, sobretudo, atenção e respeito a quem mais precisa. “A gente não entrega só comida. A gente oferece acolhimento e respeito”, diz Arthur Teixeira, diretor do AMPARE.

A atuação do AMPARE vai além da simples doação: trata-se de um trabalho focado na dignidade. Com princípios que, segundo ele, envolvem ética, transparência e respeito à diversidade, o grupo acredita que transformar vidas começa com escuta e presença.
 
PANDEMIA
Segundo Arthur Teixeira, diretor do grupo, o AMPARE, passou por uma transformação significativa em 2020, ano em que a pandemia escancarou as necessidades críticas das pessoas em situação de rua. A partir dali, o grupo centralizou sua missão nesse público, estruturando a iniciativa das “rondas” e intensificando sua atuação nos bairros de Boa Viagem, Pina e áreas adjacentes.

As ações não se limitam às quartas-feiras. Durante o ano, o AMPARE também organiza campanhas maiores, em comunidades carentes, como o Banho Solidário, evento anual realizado em dezembro. Nessa ação, a entidade mobiliza voluntários para oferecer um verdadeiro mutirão de serviços: banho, refeições e doações de roupas. Além disso, também é feita uma programação especial para as crianças como a entrega de brinquedos, lanche e também recreação. O objetivo que os cerca é devolver dignidade e bem-estar a quem muitas vezes é ignorado pela sociedade.

REALIDADE
Em uma postagem na sua rede social, o grupo chamou a atenção para a realidade dos moradores de rua no país  Eles lembram que, de acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas para essa camada  da população, em 2024, o número de pessoas em situação de rua no estado superou a marca das 5 mil. Desse total, a maioria está no Recife, com mais de 2,6 mil. Já o Brasil como todo tinha, no ano passado, mais de 327mil pessoas estavam em situação de rua, um aumento de 25% em relação ao período anterior.

Para o futuro, os planos são carregados de esperança. Entre os principais projetos está a criação da Casa AMPARE, um espaço próprio que funcione como centro de planejamento e, futuramente, também de acolhimento. Outro objetivo é transformar o Banho Solidário em uma ação semanal, com o uso de uma cabine móvel acoplada às rondas, oferecendo higiene e conforto com mais frequência.

“Nosso sonho é levar não só o alimento, mas também a possibilidade de um banho digno, um corte de cabelo, um momento de cuidado para quem vive nas ruas”, diz Arthur. É possível contribuir com o trabalho social do Grupo AMPARE, com alimentos não perecíveis, peças de roupas, em bom estado, itens para kits de higiene ou limpeza e doação financeira. Para conhecer mais sobre a instituição ou fazer doação física, eles estão nas redes sociais como @grupoampare.