O mundo dos memes chega ao Enem
Fera deve entender princípios, função e impacto de tecnologias da comunicação e informação na sua vida pessoal e social
Maria Brassan
Especial para o Diario
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Publicação: 23/10/2014 03:00
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Os estudantes Isabela Cavalcante, Nathalia Teixeira e Victor Cursino vivem ligados no mundo digital e acham que isso ajuda nos estudos |
De acordo com a professora de português Mônica Soares, do Colégio Motivo, o que caracteriza um gênero digital é que eles têm linguagem mais solta, sincopada e concisa. “O troll face é exemplo de meme, que pode se apresentar na forma de imagem, vídeo ou frase bem-humorada que se espalha na internet como vírus. Seria uma imagem viral da internet que sempre acompanha determinada situação com uma legenda. Seu objetivo é estabelecer humor.
O hipertexto é outro exemplo, aquele sinalizado em cor diferente para indicar expansão da informação. A ele se agregam outros conjuntos de dados na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá por meio dos hiperlinks ou links. “Importante salientar dois aspectos: a leitura de um hipertexto é não linear, ou seja, sem uma hierarquia determinada, e ela é expansível porque oferece ao leitor uma multiplicidade de caminhos a seguir”, pontua a professora.
Já nos gêneros textuais, são as imagens que devem ser interpretadas. Charges, cartuns, tirinhas, infográficos, gráficos e estatísticas encontrados em jornais e revistas são textos mistos, que unem o aspecto verbal e o não verbal frequentemente utilizados no Enem. Mônica lembra, ainda, que, entre as competências exigidas é esperado que o estudante demonstre entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação (TICs) “na sua vida pessoal e social, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar”.
A estudante Isabela Cavalcante, 17, vive ligada no mundo digital e afirma que isso ajuda nos estudos. “Claro que não dá para prolongar muito o papo no WhatsApp, mas nele também acessamos e compartilhamos conteúdos para as provas”, afirma.
Já Victor Cursino, 17, acha que os hipertextos facilitam as pesquisas. “Eu posso ver uma notícia e já acessar um vídeo, outra matéria relacionada, você se sente parte do processo produtivo, é muito legal”, declara. Para Nathalia Teixeira, 17, as tirinhas e charges que ela tanto gosta podem aparecer na prova. “E elas sempre trazem algum assunto atual, a gente tem que prestar atenção e saber interpretar”, diz.
Saiba mais
Charge é um gênero textual jornalístico que analisa com ironia e humor problemas do cotidiano de uma cidade, de um país ou do planeta inteiro (caracteriza-se pela temporalidade). Ainda que marcada pela apreciação pessoal do chargista, reproduz preocupações e visões gerais de uma sociedade.
Cartum trata-se de um outro tipo de texto que alia texto e imagem, apresentando uma situação de crítica bem humorada. Poderia ser confundido com a charge, porém o cartum não faz referência a um fato recente e apresenta uma temática atemporal.
Gráficos e estatísticas exemplificam outro tipo de linguagem cada vez mais presente nos exames. Trata-se de textos que medem a capacidade de os candidatos reconhecerem e analisarem informações apresentadas numa linguagem diferente.
Tirinhas, quadrinhos ou histórias em quadrinhos (HQs) são narrativas feitas com desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas "balões". Entre elementos verbais e visuais, revela a intenção crítica
Infográficos são gráficos com algumas informações. Em revistas, os infográficos são caracterizados pela junção de textos breves com ilustrações explicativas para o leitor entender o conteúdo.
Ranking dos conteúdos mais abordados na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.
1. Interpretação de textos dos mais variados gêneros (charge, texto literário, tirinha, infográfico, editorial, artigo etc)
2. Funções da linguagem (referencial, metalinguística, emotiva, poética, fática e apelativa)
3. Variação linguística (níveis de linguagem)
4. Recursos expressivos das linguagens (humor, figuras de linguagem, duplo sentido etc
5. Gêneros digitais (hipertexto, meme, blog, e-mail, twitter)
Saiba mais...
Como identificar texto literário e não literário