Esquema de corrupção no Detran Quatro pessoas, entre elas dois servidores do órgão de trânsito, foram presas em casa na manhã de ontem. Grupo foi levado para o Centro de Triagem

Publicação: 04/07/2015 03:00

Um esquema de corrupção tentou quebrar o rigoroso sistema de combate à mistura de álcool e direção da Operação Lei Seca no estado. Quatro pessoas, sendo dois agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e dois despachantes, foram detidos ontem na Operação Recurso Nulo. O grupo é suspeito de fraudar documentos para retirar multas aplicadas na fiscalização das blitze nas ruas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Os detalhes da atuação da quadrilha serão divulgados pela polícia segunda-feira.

Pelo menos 50 documentos com assinaturas falsas foram encontrados no sistema de cadastro das multas do Detran-PE. Todos eram referentes a recurso por multas de alcoolemia. “Em novembro do ano passado, detectamos falsidade documental em algumas defesas de multas. Os termos vinham com o mesmo formato. Inclusive, feitos com a mesma máquina de datilografia. Então, solicitamos a investigação policial”, explicou o corregedor geral do Detran-PE, Antônio Carlos Cavendish.

Os envolvidos foram detidos em casa, em cumprimento a quatro mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara dos Crimes Contra a Administração Pública e a Ordem Tributária da Capital.

As defesas eram todas do ano passado, afirmou Cavendish. Apenas um dos detidos teve o nome divulgado, o funcionário do Detran-PE Daniel Lourenço de Lima. Ele teria pelo menos seis anos como servidor e trabalharia no setor de atendimento ao cliente. Computadores, documentos e um revólver foram apreendidos pela polícia.

“Vamos esperar a conclusão do inquérito policial para abrir um processo administrativo, que pode chegar até a exoneração dos servidores”, afirmou o corregedor geral do Detran-PE. Os suspeitos foram encaminhados ao Cotel, segundo o delegado Salustiano Albuquerque, responsável pela Diretoria Integrada das Especializadas.