Rotina de mortes na rede elétrica Morador de rua foi atingido por descarga no Bairro do Recife. Caso aconteceu cinco dias depois de tragédia parecida na Avenida Cruz Cabugá

Publicação: 04/07/2015 03:00

Seguindo um enredo trágico que parece se repetir indefinidamente no Recife, mais um pedestre encontrou a morte através da fiação elétrica exposta em vias públicas. Um homem identificado como Isaías Pereira da Silva foi eletrocutado na esquina entre as ruas Mariz e Barros e Vigário Tenório, no Bairro do Recife, por volta das 21h. O novo caso ocorre cinco dias depois da morte do bombeiro civil Arderson José de Lima, que levou um choque na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.

Segundo testemunhas, Isaías caminhava na calçada quando seu pé caiu em uma caixa de inspeção de energia, com fiação embutida, que estava aberta. Ele morreu com a perna dentro do compartimento e o braço direito envolvido em um poste.

De acordo com o Instituto de Criminalística (IC), que esteve no local logo após o acidente, Isaías tocou em um fio desemcapado dentro da caixa e sofreu a descarga quando entrou em contato com o poste, provocando o fechamento do circuito elétrico em seu corpo.

No local é possível ver ligações clandestinas supostamente feitas por
comerciantes informais da região, que estariam usando a energia da rede elétrica para abastecer carrinhos de venda de comidas. Segundo o IC, dentro da caixa foi encontrado um plugue, indicado que o compartimento foi, de fato, utilizado para ligação irregular. Testemunhas afirmaram que a caixa estava aberta desde as 16h.

A vendedora Jéssica Thais Vicente Homem disse à reportagem do Diario que viu Isaías agonizando no chão. Ela e outras testemunhas afirmaram que o homem esteve bebendo antes do acidente e pode ter se desequlibrado.

Após a ocorrência, técnicos da Celpe também foram ao local e suspenderam o fornecimento para evitar novos choques. A companhia, informou, no entanto, que o poste é de responsabilidade da prefeitura.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informou que enviou uma equipe para averiguar as causas do acidente e as ligações elétricas no local. O órgão se pronunciará oficialmente hoje sobre o ocorrido. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar foram enviadas ao local e a área onde a tragédia ocorreu foi isolada. A delegada Alcilene Marques iniciou as investigações, mas o caso ficará a cargo da Delegacia do Rio Branco.