PE-15 receberá obras de urbanização em 2016

Publicação: 21/11/2015 03:00

Uma parte da primeira etapa do Plano Diretor Cicloviário, entre Recife e Igarassu e lançada ontem, abrange a PE-15. A via passa pelos municipios de Olinda, Paulista e Abreu e Lima e já tem uma infraestrutura cicloviária que está obstruída.

A Secretaria de Turismo do estado assumiu o projeto de requalificação da PE-15, que estava antes sob gerência da Secretaria das Cidades. Além da requalificação da ciclovia, que liga o Varadouro, em Olinda, ao terminal de Abreu e Lima, o projeto prevê as obras de urbanização da via, com abertura de calçadas e arborização.

Segundo o secretário de Turismo, Felipe Carreras, o projeto está licitado e correrá em paralelo com as obras do trecho Recife, durante 2016. “Não há perigo de a primeira etapa do Plano Diretor Cicloviário emperrar na PE-15”, garantiu Carreras. A via recebe uma média de 45 mil veículos por dia entre Recife, Olinda e Paulista.

A pendência maior da etapa anunciada ontem é no trecho que sai de Abreu e Lima até Igarassu, pela BR-101. A ideia é que a infraestrutura cicloviária contemple o sítio histório de Igarassu. Mas os estudos ainda não foram realizados e não foi definido, por exemplo, que tipo de estrutura será utilizada, se ciclovia ou ciclofaixa.

“Esse trecho não foi detalhado ainda, mas vamos trabalhar em paralelo com as obras no trecho do Recife”, disse a coordenadora do Escritório da Bicicleta. Segundo ela, será criado um grupo de trabalho para fazer o detalhamento em conjunto.