Dia D para se proteger do H1N1 Grupos considerados prioritários podem procurar hoje um dos 166 postos de vacinação na capital. A campanha ocorre em todo o país das 8h às 17h

Publicação: 30/04/2016 03:00

Hoje é o Dia D da campanha de vacinação contra o H1N1 em todo o país. No Recife, quem quiser se vacinar pode procurar um dos 166 pontos espalhados na cidade das 8h às 17h. As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde da família (entre elas, as Upinhas), unidades básicas tradicionais, policlínicas e maternidades do Recife. Desde a segunda-feira, as vacinas estão sendo aplicadas no grupo prioritário, que inclui crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas ou outras enfermidades que comprometam a imunidade.
Somente no Recife, 50 mil doses já foram aplicadas até a quinta-feira. Para garantir um melhor controle logístico, a campanha não será levada para praças, supermercados e shoppings, como aconteceu em anos anteriores. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, formado por cerca de 365 mil pessoas.
Em Olinda, 20 mil pessoas tomaram a vacina, quando em anos anteriores, nesse período, apenas um terço desse público tinha se imunizado.
Os grupos prioritários poderão se vacinar até 20 de maio. “A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação”, reforçou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Segundo ele, a circulação do vírus diminui consideralvelmente na população geral, ao imunizar o público-alvo. Entre março e abril, foram registrados quatro óbitos no Recife.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, as pessoas portadoras de doenças crônicas e em condições clínicas especiais devem apresentar uma declaração médica de que precisa receber a dose. “É bom levar uma prescrição do médico para evitar constrangimentos. Recebemos as vacinas do Ministério da Saúde e a quantidade é adequada ao público-alvo. Como há uma procura grande, estamos pedindo a declaração para evitar que a dose falte para essas pessoas”, explicou.
Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde cerca de um milhão de doses da vacina. A expectativa é que mais 300 mil doses cheguem ao estado ainda hoje. Até o dia 20 de maio, a meta é imunizar no mínimo 80% do público total, formado por dois milhões de pessoas no estado, garantindo a prevenção contra três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B. Até a manhã de ontem, os municípios informaram ter vacinado 213 mil pessoas.

Contraindicações
A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.